O Direito Processual do Trabalho tem por finalidade propiciar a instrumentalidade necessária para que o conflito trabalhista seja submetido e solvido no plano jurisdicional.
Os processos judicial e administrativo constituem os instrumentos jurídicos fundamentais, armas poderosas que os juristas precisam e devem dominar amplamente para fazer justiça aos jurisdicionados, em qualquer quadrante dos direitos materiais ou extrapatrimoniais da civilização moderna.
Vivemos em um mundo globalizado, politizado, consumerista, reurbanizado e altamente cibernético, dominado pela técnica, pela ciência e pela tecnologia do conhecimento e da informação, que demanda novos pensares e saberes do ser humano, que segue sua tendência universal de constante transformação e evolução.
Nesse cenário de profundas mudanças, aguardamos o advento do CPC/15 para apresentar aos leitores essa novidade jurídica instrumental, no campo do Direito Processual Individual e Coletivo do Trabalho, pois como o processo não é um fim em si mesmo, mas instrumento de concretização do direito material, é por meio dele que atingimos a tão esperada e sonhada "Justiça".
Se destina a todos os profissionais de Direitos, possibilitando-lhes sua utilização prática na advocacia, no Ministério Público, na Magistratura, na Defensoria Pública e na Academia.
Sobre os autores:
Enoque Ribeiro dos Santos é mestre, doutor e livre-docente em Direito do Trabalho pela faculdade de Direito da USP. Desembargador do Trabalho do TRT da 1ª região.
Ricardo Antonio Bittar Hajel Filho é mestre e graduado pela Faculdade de Direito da UNESP. Doutorando pela Faculdade de Direito da USP. Advogado e consultor jurídico.
__________
Ganhadora:
Priscila Vidal Costa de Freitas, de João Pessoa/PB.
_________
____________