Missão cumprida
Comitiva que foi ao Vaticano pedir a reabilitação do Padre Cícero chega com sensação de missão cumprida
‘‘Quando lembrei ao Papa que ano que vem visitará o Brasil e já poderia trazer uma boa notícia para os fiéis, ele apenas abriu um sorriso’’, disse confiante o bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Panico, o responsável pelo estudo e documentos entregues à Congregação para a Doutrina da Fé durante a visita ao Papa. A partir de agora, esclareceu Panico, não há prazo para uma resposta definitiva de Bento XVI sobre o pedido de reabilitação.
Segundo o bispo, o Papa ficou surpreso quando soube da quantidade de assinaturas contidas no pedido de reabilitação, sendo 254 de bispos brasileiros. ‘‘Tivemos uma conversa muito descontraída e creio que ele já deve saber algo sobre o Padre Cícero, mesmo que através de colaboradores'.
Mais comedido, o governador Lúcio Alcântara, que também integrou a comitiva, disse que é preciso ter paciência, pois a Igreja costuma tratar esse tipo de assunto de forma mais contida. ‘‘Fizemos nossa parte. Mas os romeiros podem manter a esperança de que haverá sensibilidade por parte do Papa para decidir’’, falou o governador.
FÉ — A psicóloga Maria do Carmo Forte também resumiu com surpresa a reação do Papa ao receber a comitiva. ‘‘Quando ele viu uma camisa com a foto do Padre Cícero ficou olhando com muita curiosidade’’, contou. Ela destacou que caso a resposta seja positiva, é fundamental que a Igreja não interfira para modificar de alguma forma a devoção popular ao Padre Cícero.
Para o prefeito do município de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, o apelo pela reabilitação vem de fiéis de todo o Brasil e não apenas do Ceará, além de representar um passo importante para os romeiros.
______________