A empresa de tecnologia chinesa Baidu foi condenada pela prática de concorrência desleal contra a startup brasileira de segurança digital PSafe. Decisão é do juiz de Direito Eduardo Palma Pellegrinelli, da 11ª vara Cível de SP.
Para o juiz de Direito Eduardo Palma Pellegrinelli, da 11ª vara Cível de SP, a conduta da chinesa "tinha o objetivo de influenciar os consumidores dos aplicativos das partes, denegrindo a imagem da PSAFE e induzindo a desinstalação dos aplicativos".
Tal comportamento, segundo o magistrado, caracteriza a concorrência desleal e gera danos morais. "É evidente que a reputação da PSAFE TECNOLOGIA S/A e do aplicativo "Psafe Total" (assim como a reputação da BAIDU BRASIL INTERNET LTDA. e do aplicativo "Du Speed Booster") foi arduamente construída com trabalho e investimentos. E o fato do aplicativo "Du Speed Booster" apontar indevidamente que o aplicativo "Psafe Total" contem vírus e gera alto risco, devendo ser removido, compromete a credibilidade em relação aos consumidores."
O juiz condenou a Baidu a alterar o aplicativo de forma que não emita alertas que identifiquem o aplicativo “PSafe Total” como sendo ou contendo vírus e veicular mensagem de retratação. Também condenou a empresa chinesa ao pagamento de lucros cessantes, danos materiais, e danos morais no valor de R$ 440 mil.
-
Processo: 1006564-47.2015.8.26.0100
Veja a decisão.