No próximo ano, a Editora Saraiva comemora seu centenário de fundação. Presente no mercado editorial desde 1917, prepara uma grande mudança em sua identidade visual. As divisões de conteúdo jurídico e universitário da companhia terão novas marcas, mais leves e modernas. A alteração é a primeira grande mudança de marca na companhia desde os anos 1970, quando a logo que agora se despede foi adotada - um livro aberto, estilizado, perfeito à época para identificar tanto a Editora quanto a Livraria Saraiva, que hoje não faz mais parte do grupo.
Desde a publicação da obra "Casamento Civil", primeiro livro da companhia, em 1917, ainda sob o nome de Livraria Acadêmica, muita coisa mudou no que diz respeito à percepção da marca por parte de seu consumidor.
Em recente pesquisa para traçar um perfil de seus leitores de obras da área jurídica, a Editora Saraiva descobriu-se uma lovemark. O conceito, desenvolvido pelo publicitário Kevin Roberts, denomina marcas que reúnem características que as fazem ser respeitadas e admiradas além de seus produtos: elas se tornam queridas por seus públicos consumidores, estabelecendo com eles conexões emocionais.
"O resultado da pesquisa nos pegou de surpresa. Inicialmente, não imaginávamos ter este tipo de ligação com os nossos leitores", afirma Thiago Reis, gerente de marketing da divisão de Ensino Superior, líder do processo de pesquisa e repaginação da marca. "Por outro lado, há tanto tempo que acompanhamos estudantes universitários, prestadores de concurso e outros segmentos de pessoas envolvidas com a aquisição de conhecimento, que tal percepção faz mesmo sentido", diz Reis.
O novo logo propõe uma nova reinterpretação para um dos elementos que já estava presente no anterior, utilizado inclusive pela rede de livrarias, em que o diagrama se refere a um livro aberto. Na nova versão o elemento foi isolado e adaptado, aludindo à parte superior de um capelo (chapéu de formatura), um dos símbolos do Ensino Superior. Essa nova estrutura será utilizada para todas as linhas de produtos e serviços da Editora Saraiva, incluindo os editoriais jurídicos e universitários (Saraiva JUR e Saraiva UNI), editorial e soluções para aprovação em concursos (Saraiva Aprova) e soluções educacionais.
Ao longo de 12 meses, a Numbr, empresa de marketing estratégico parceira da Editora Saraiva nesse estudo, analisou mais de 17 milhões de pesquisas ao nome da editora nos principais sites de busca. Também foram analisado mais de 780 mil perfis de usuários que interagiram com a Saraiva em diferentes redes sociais.
"É gratificante perceber que o nosso público nutre afeição pela Editora Saraiva. Muitas pessoas se referiram à companhia com adjetivos como 'amo' e 'adoro'. Os números apontados por esse estudo são superiores à média de qualquer outra marca como a nossa e pela primeira vez a editora recebe uma roupagem completamente nova de sua identidade visual, alinhada a este conceito", comenta Thiago Reis.
A Editora Saraiva integra a SOMOS Educação desde dezembro de 2015. A marca é referência na produção e publicação de conteúdo para educação básica, preparatórios (concursos e exames), ensino técnico (com o selo Érica e as soluções ETB) e superior, com destaque para a área Jurídica, na qual é líder de mercado, e de Ciências Sociais Aplicadas (sobretudo em Administração, Economia e Contabilidade). Além disso, é reconhecida pelos selos editoriais Caramelo (livros infantis) e Benvirá (cultura e entretenimento), e também pelos sistemas de ensino ÉTICO e AGORA.
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