Migalhas Quentes

Operador de call center que chegava mais cedo para passar na catraca ganha hora extra

Decisão é da JT/PB.

6/11/2016

O juiz do Trabalho substituto Alexandre Roque Pinto, de João Pessoa/PB, concedeu a um operador de call center hora extra por precisar chegar mais cedo ao início da jornada.

O reclamante narrou que chegava, em média, 30 minutos antes ao serviço, tempo que era gasto na caminhada após a passagem na catraca da empresa até o local de trabalho, guardar seus pertences no armário, encontrar uma estação de trabalho disponível, além da espera até que o sistema fosse aberto para que pudesse registrar o horário de entrada no ponto.

De acordo com o autor, o sistema de ponto era falho, pois registrava a ocorrência de atrasos que não ocorriam, já que sempre chegava antes do horário de início do labor.

O magistrado vislumbrou disparidade entre os horários de entrada e saída registrados nos controles de ponto e os horários de passagem registrados nas catracas, corroborando a tese do reclamante no sentido de ter de chegar 30 minutos antes ao trabalho, em média.

E, assim, acolheu o pleito para deferir o pedido de pagamento de horas extras, com adicional de 50%, considerando-se as horas de entrada e saída registradas nas catracas que excederem a jornada de seis horas por dia e trinta e seis horas semanais, exceto nos dias em que o excesso de jornada ali registrado foi inferior a 10 minutos.

Com base no reconhecido acima tem-se que o reclamante não chegava atrasado ao trabalho, pois sua jornada de trabalho deveria ser registrada a partir da passagem pelas catracas da reclamada, o que sempre ocorria antes do início da jornada de trabalho contratual, motivo pelo qual acolho o pedido de ressarcimento dos descontos efetuados nos contracheques a título de atrasos.”

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

O fim da jornada 6x1 é uma questão de saúde

21/11/2024

Falta grave na exclusão de sócios de sociedade limitada na jurisprudência do TJ/SP

20/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024