Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Sucessão Hereditária – Fases Práticas do Inventário e Partilha"

5/5/2006


Sorteio de Obra


Migalhas sorteou dois exemplares do livro "

Sucessão Hereditária – Fases Práticas do Inventário e Partilha" (231 p.), escrito por Eduardo Machado Rocha, gentilmente oferecido pela editora Pillares. Confira os ganhadores abaixo.


O objetivo deste livro é trazer ao meio acadêmico, e aos operadores do direito, comentários a respeito do direito das sucessões, com exemplos práticos utilizados no dia a dia da vida forense. Traz ainda as fases do processo de inventário e partilha, com modelos de petições, decisões e sentenças.


Como se sabe, após o advento da Constituição Federal de 1988, o direito de família e o direito das sucessões sofreram significativas alterações, nas quais, na busca da dignidade da pessoa humana, a família ilegítima também recebeu proteção do Estado (art. 226, § 32, CF), criando-se a entidade familiar denominada "união estável", onde os conviventes passaram a ter praticamente quase os mesmos direitos dos cônjuges, como, por exemplo: planejamento familiar assistido pelo Estado, poder familiar em relação aos filhos, mútua assistência, direito à sucessão hereditária, exigência de alimentos um do outro em caso de separação, etc.


Com relação ao casamento, as pessoas casadas passaram a ser herdeiros necessários, o cônjuge sobrevivente concorrerá à herança com descendentes, dependendo do regime de bens no casamento.


Assim, tenta-se modestamente reproduzir a prática forense vivida pelo autor, nos longos anos dedicados à magistratura, em especial junto à Vara da Família e Sucessões na Comarca de Dourados (MS), oferecendo este livro que poderá ser útil aos operadores do Direito.
_________________

Ganhadores:

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024