Sorteio de Obra
Migalhas sorteou dois exemplares do livro "
Como se sabe, após o advento da Constituição Federal de 1988, o direito de família e o direito das sucessões sofreram significativas alterações, nas quais, na busca da dignidade da pessoa humana, a família ilegítima também recebeu proteção do Estado (art. 226, § 32, CF), criando-se a entidade familiar denominada "união estável", onde os conviventes passaram a ter praticamente quase os mesmos direitos dos cônjuges, como, por exemplo: planejamento familiar assistido pelo Estado, poder familiar em relação aos filhos, mútua assistência, direito à sucessão hereditária, exigência de alimentos um do outro em caso de separação, etc.
Com relação ao casamento, as pessoas casadas passaram a ser herdeiros necessários, o cônjuge sobrevivente concorrerá à herança com descendentes, dependendo do regime de bens no casamento.
Assim, tenta-se modestamente reproduzir a prática forense vivida pelo autor, nos longos anos dedicados à magistratura, em especial junto à Vara da Família e Sucessões na Comarca de Dourados (MS), oferecendo este livro que poderá ser útil aos operadores do Direito.
_________________
-
Ana Lourdes Motta Von Doellinger, do Ministério da Previdência Social, do Rio de Janeiro/RJ
-
Raquel Schlommer Honesko, Professora Universitária e Advogada, de Arapongas/PR