Migalhas Quentes

Nome negativado por cobrança de IOF sobre compras fraudulentas gera indenização

Decisão é da 3ª turma Cível do TJ/DF, que majorou o valor da indenização de R$ 3 mil para R$ 10 mil.

29/2/2016

Uma administradora de cartão deverá pagar danos morais devido a prejuízos causados pela cobrança de IOF sobre compras fraudulentas. Apesar de ter estornado os valores indevidos, a empresa manteve a exigência de pagamento do imposto, o que ocasionou a inclusão do nome da autora no cadastro de inadimplentes.

A decisão é da 3ª turma Cível do TJ/DF, que majorou o valor da indenização de R$ 3 mil para R$ 10 mil.

No caso, a situação teria sido agravada, conformou apontou a autora, pelo fato de ser funcionária do Banco do Brasil e, conforme cláusula contratual, não ser permitido que seu nome conste no cadastro de maus pagadores.

O juízo de 1º grau declarou a inexistência de responsabilidade da cliente pelo IOF decorrente de compras internacionais estornadas. Também determinou a compensação por danos morais, considerando que "a responsabilidade por garantir a segurança dos serviços bancários é da própria requerida".

A relatora do recurso no TJ/DF, desembargadora Maria de Lourdes Abreu, apontou em seu voto que a administradora de cartão de crédito, na qualidade de fornecedora de serviços, deve observar a devida cautela no desempenho de suas funções, sob pena de responder objetivamente pelos danos causados, independente da existência de culpa.

"Demonstrados o nexo de causalidade entre os danos sofridos pelo consumidor e a falha na prestação de serviço pela administradora de cartão de crédito, a indenização é medida que se impõe."

Ainda segundo a magistrada, em detrimento do expresso em decisão antecipada, houve descumprimento de determinação judicial. Isso porque a administradora não procedeu à retirada do nome da autora do cadastro de inadimplentes. Sendo assim, entendeu cabível a majoração da indenização por danos morais.

Confira a decisão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas de Peso

Chargeback, um desafio dos lojistas do e-commerce

15/12/2015
Migalhas Quentes

STJ estabelecerá se há dano moral por mera cobrança indevida em fatura de cartão de crédito

3/12/2015
Migalhas Quentes

Descabida indenização à consumidora que não comunicou furto de cartão de crédito

15/2/2012

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024