Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "A Evolução Institucional da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional: Análise e Alternativas"

O livro lança luzes sobre uma das mais importantes instituições da República brasileira: a PGFN.

10/2/2016

A obra "A Evolução Institucional da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional: Análise e Alternativas" (Max Limonad – 149p.), de Ricardo Oliveira Pessôa de Souza, propõe um novo enquadramento para a PGFN : incorporar-se à AGU, tornar-se uma Procuradoria Federal especializada junto a secretaria da Receita Federal transformada em agência, ou ainda, tornar-se um Ministério Público Fiscal.

"A justificativa para o estudo deriva da justa preocupação do autor com o acúmulo de atribuições que vêm sendo conferidas nos últimos anos à PGFN sem que lhe sejam, na mesma proporção, conferidos recursos materiais, humanos e financeiros suficientes e necessários para realizar suas relevantes finalidades, gerando a nefasta consequência do engessamento de suas atividades e dificultando o cumprimento satisfatório do seu munus republicano.

(...)

Já é o momento de se meditar com maior ponderação sobre a. tributação no Brasil. Aos governos, cabe a análise de uma ampla, profunda e consistente reforma no sistema tributário nacional, reavaliando a nossa carga fiscal, propondo a redução da produção legislativa, implementando uma efetiva diminuição das obrigações fiscais acessórias e, sobretudo, dotando a PGFN, instituição de relevância republicana, de meios suficientes para exercer adequadamente a sua função, seja ela como integrante
da AGU, como Procuradoria Federal da SRF futuramente transformada em autarquia ou agência, ou, mesmo, como Ministério Público Fiscal. Por sua vez, aos contribuintes, cabe uma reflexão sobre o cumprimento dos seus deveres fundamentais, especialmente o de pagar tributos, analisando-os sob uma ótica dotada de ética, moral e cidadania
". Marcus Abraham

Sobre o autor :

Ricardo Oliveira Pessôa de Souza é bacharel em Direito pela UERJ. Especialista em Direito Tributário pela PUC/Campinas. Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/Campinas. Pós-graduado em Administração Pública pela FGV. Procurador da Fazenda nacional desde 1994.

__________

Ganhador :

Carlos Henrique Santos de Santana, de Aracaju/SE

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Magistrado condenado por violência doméstica critica feminismo: "estão loucas atrás dos homens"

4/7/2024

Glória Pires pagará R$ 500 mil a ex-cozinheira que trabalhava 12h por dia

4/7/2024

Caixa descumpre acordo e deve pagar complementação de PLR a bancários

5/7/2024

Defensor e procurador questionam abordagem da PM e são presos em MT

5/7/2024

Toffoli anula reconhecimento de vínculo e suspende execução de quase R$ 1 mi

4/7/2024

Artigos Mais Lidos

Alterações introduzidas pela lei 14.905/24 no CC: Índice de correção monetária e taxa de juros moratórios

4/7/2024

Vou pagar quanto? A nova disciplina dos juros remuneratórios nos contratos de mútuo em razão da lei 14.905/24

4/7/2024

A descriminalização do porte de maconha no Brasil pelo STF – Já podemos mesmo comemorar?

4/7/2024

Há algo de muito errado nas finanças do Governo Federal

5/7/2024

Princípio da intervenção mínima nos contratos na jurisprudência do TJ/SP

5/7/2024