Trata-se, vale dizer, de um livro plural, no qual se revelam, como será possível observar, distintas concepções sobre o que o próprio direito econômico vem a ser. É também o resultado do diálogo acadêmico travado ao longo de anos por seus organizadores, que a partir de trabalhos conjuntos identificaram algumas dessas concepções.
As contribuições de renomados autores dão conta de um leque de setores e temas-chave para o país, tais como, entre outros: inovação, regulação financeira, o setor de educação, a defesa da concorrência (antitruste), os serviços de telecomunicações, de transportes, de portos, a política de defesa comercial, a arbitragem e o vasto campo dos contratos públicos.
Este livro, contudo, não esgota – nem poderia – todo o manancial de problemas, desafios e gargalos de Direito Econômico. Há um imenso campo a ser explorado, com inúmeras abordagens e métodos possíveis, pois, vale dizer, o Direito Econômico não é dado a ortodoxias de qualquer matiz e não floresce em terrenos academicamente preconceituosos.
Sobre os coordenadores :
Diogo R. Coutinho é professor da Faculdade de Direito da USP. Mestre em Regulação pela London School of Economics and Political Science (LSE). Doutor e livre-docente em Direito pela USP. Ex-professor visitante do Center for Transnational Legal Studies (CTLS).
Jean-Paul Veiga da Rocha é professor da Faculdade de Direito da USP. Doutor em Direito pela USP. Ex-pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e ex-pesquisador visitante na Yale Law School e na London School of Economics and Political Science.
Mario G. Schapiro é professor da FGV Direito SP. Coordenador do mestrado acadêmico da FGV Direito SP. Mestre e doutor pela Faculdade de Direito da USP, com pós-doutorado pela NYU School of Law – Hauser Global Program.
__________
Ganhadora :
Thaísa Dias de Moraes, advogada no RJ
__________