As vendas do comércio para o Dia dos Pais recuaram 0,8%, em todo o país, quando comparadas ao mesmo período de 2014, de acordo com dados da Boa Vista Serviços S/A. Em 2015, o desempenho do varejo nesta data foi pior do que o observado em 2014, quando as vendas superaram em 1,2% o resultado do mesmo período de 2013.
O cenário macroeconômico com mercado de trabalho desaquecido e elevadas taxas de juros e de inflação continuam minando a confiança dos consumidores, além de reduzir o poder de compra. Com isso, a redução do ritmo de crescimento no dia dos pais em 2015 segue a tendência do movimento observado nas demais datas comemorativas, acompanhando a desaceleração das vendas no varejo em geral.
O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista Serviços S/A, com abrangência nacional. Para este dia dos pais foram consideradas as consultas realizadas no período de 1 a 9 de agosto de 2015, comparadas às consultas realizadas entre 2 e 10 de agosto de 2014. A variação no faturamento, por sua vez, é estimada com base na variação e na participação das consultas, e na projeção da Fecomercio SP para o faturamento da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio) do IBGE.
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