Amparado pelos avanços tecnológicos e seguindo a tendência de encurtar distâncias e otimizar o tempo, o juiz de Direito auxiliar Luis Mario Mori Domingues, da 4ª vara Cível de Campinas/SP, promoveu recentemente louvável iniciativa.
"Para maior comodidade dos advogados, além do atendimento pessoal, este gabinete conta com as seguintes modalidades de atendimento virtual: Skype, Skype Messenger, e-mail", está registrado na porta do gabinete.
De acordo com o cartaz afixado, o atendimento é realizado em caráter experimental, mediante agendamento prévio, das 15h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Pioneirismo
O atendimento via videoconferência é novidade, mas já é realizado pela ministra Nancy Andrighi, do STJ, desde agosto de 2013. Para Nancy, essa forma moderna de comunicação evita a oneração do custo do processo com o deslocamento do advogado para Brasília.
Em janeiro do ano passado, outro magistrado paulista, o juiz de Direito Fernando da Fonseca Gajardoni também implantou em seu gabinete o atendimento de advogados por Skype. "Somos servidores públicos e nosso papel deve ser o de facilitar a vida do público."