Sorteio de Obra
Migalhas sorteou um exemplar do livro "Insolvência Bancária" (269 p.),
Com efeito, se o Banco Central do Brasil infringir o dever de agir eficientemente, de maneira a não impedir que as pessoas que depositaram seu dinheiro e confiança no sistema sofram prejuízos, a conseqüência lógica e legal é o surgimento de seu dever de reparar o dano, cuja prevenção lhe incumbe, sob pena de se pôr em risco a segurança jurídica e o próprio funcionamento do sistema financeiro que se apóia, dentre outros fatores, na confiança inspirada pela sua estruturação.
A presente obra baseia-se na defesa da responsabilização civil do Banco Central do Brasil na hipótese de insolvência bancária. Tal aplicação da teoria da Responsabilidade Civil ao BACEN torna-se mais ousada ao introduzir, no seu âmbito, a questão melindrosa da solidariedade, colocando-a a conviver com as responsabilidades contratual e extracontratual. Assim sendo, entre outros temas, a obra trata da liquidação extrajudicial, intervenção extrajudicial e do Regime de Administração Especial Temporário (RAET).
Sérgio Botrel é advogado e mestre <_st13a_personname w:st="on" productid="em Direito Empresarial">em Direito Empresarial, Professor do curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC.
_________________
Maria Rachel de Oliveira Barbosa, do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, de Belo Horizonte/MG