Migalhas Quentes

Jurimetria: a estatística a favor do Direito

A utilização de métodos probabilísticos aos fenômenos jurídicos dá origem a Jurimetria.

9/12/2014

Na Economia, no Marketing, na Biologia, na Geografia, na Psicologia e em diversas áreas a estatística auxilia na identificação e na previsão dos problemas. A partir dela, dados são resumidos e interpretados para identificar fenômenos da realidade, permitindo melhor planejamento e soluções. E então por que não utilizá-la no Direito ?

A aplicação dos métodos da Estatística e da Probabilidade ao estudo e elucidação dos fenômenos jurídicos dá origem a Jurimetria.

Conhecer a realidade é o primeiro passo para transformá-la e o estudo abstrato da lei não basta. É necessário analisar o resultado do que a lei propôs. Mais do que isso, é fundamental verificar se ela atingiu seu objetivo inicial.

Tão importante quanto estudar o conceito legal de responsabilidade civil e de sentença, é compreender quais as características das indenizações e das sentenças produzidas concretamente pelos operadores no seu dia-a-dia.

"O ser humano é tudo, menos original. Tudo que fazemos alguém já fez antes ou vai fazer depois", brinca Marcelo Guedes Nunes, mestre e doutor em Direito Comercial pela PUC-SP e presidente da Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ.

Marcelo é, antes de mais nada, um pesquisador. Ele sempre se interessou em usar a estatística para compreender o funcionamento do Direito. E isso se deu, antes mesmo dele entrar para a Faculdade de Direito, quando iniciou a vida universitária em Ciência Sociais, na USP. Mais do que estudar o objeto jurídico, ele sempre se preocupou em estudar esse 'objeto' de forma metodologicamente bem abordada. Se em tantas disciplinas olhar o passado ajuda a entender o presente e prever o futuro, por que não utilizar a mesma equação no Direito ?

O CNJ e a maior parte dos Tribunais estão se conscientizando para a necessidade dos estudos quantitativos. Exemplo disso é a digitalização dos processos, que cria um vasto banco de dados para consulta e criação de métricas.

No entanto, a estatística não deve ser encarada apenas como um esforço de levantamento de dados voltado para a reforma do Poder Judiciário. Dentro e fora dos tribunais, a Jurimetria é capaz de fornecer contribuições relevantes em todas as áreas do Direito, tanto na pesquisa acadêmica como no exercício da advocacia, uma vez que as informações podem auxiliar nas decisões de um advogado e alterar por completo sua estratégia na condução de um caso.

Os operadores que estiverem munidos de dados e modelos jurimétricos são capazes de oferecer estratégias jurídicas mais efetivas, seja um aconselhamento privado em uma negociação, seja na elaboração de uma nova lei.

___________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024