Migalhas Quentes

Jurimetria: a estatística a favor do Direito

A utilização de métodos probabilísticos aos fenômenos jurídicos dá origem a Jurimetria.

9/12/2014

Na Economia, no Marketing, na Biologia, na Geografia, na Psicologia e em diversas áreas a estatística auxilia na identificação e na previsão dos problemas. A partir dela, dados são resumidos e interpretados para identificar fenômenos da realidade, permitindo melhor planejamento e soluções. E então por que não utilizá-la no Direito ?

A aplicação dos métodos da Estatística e da Probabilidade ao estudo e elucidação dos fenômenos jurídicos dá origem a Jurimetria.

Conhecer a realidade é o primeiro passo para transformá-la e o estudo abstrato da lei não basta. É necessário analisar o resultado do que a lei propôs. Mais do que isso, é fundamental verificar se ela atingiu seu objetivo inicial.

Tão importante quanto estudar o conceito legal de responsabilidade civil e de sentença, é compreender quais as características das indenizações e das sentenças produzidas concretamente pelos operadores no seu dia-a-dia.

"O ser humano é tudo, menos original. Tudo que fazemos alguém já fez antes ou vai fazer depois", brinca Marcelo Guedes Nunes, mestre e doutor em Direito Comercial pela PUC-SP e presidente da Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ.

Marcelo é, antes de mais nada, um pesquisador. Ele sempre se interessou em usar a estatística para compreender o funcionamento do Direito. E isso se deu, antes mesmo dele entrar para a Faculdade de Direito, quando iniciou a vida universitária em Ciência Sociais, na USP. Mais do que estudar o objeto jurídico, ele sempre se preocupou em estudar esse 'objeto' de forma metodologicamente bem abordada. Se em tantas disciplinas olhar o passado ajuda a entender o presente e prever o futuro, por que não utilizar a mesma equação no Direito ?

O CNJ e a maior parte dos Tribunais estão se conscientizando para a necessidade dos estudos quantitativos. Exemplo disso é a digitalização dos processos, que cria um vasto banco de dados para consulta e criação de métricas.

No entanto, a estatística não deve ser encarada apenas como um esforço de levantamento de dados voltado para a reforma do Poder Judiciário. Dentro e fora dos tribunais, a Jurimetria é capaz de fornecer contribuições relevantes em todas as áreas do Direito, tanto na pesquisa acadêmica como no exercício da advocacia, uma vez que as informações podem auxiliar nas decisões de um advogado e alterar por completo sua estratégia na condução de um caso.

Os operadores que estiverem munidos de dados e modelos jurimétricos são capazes de oferecer estratégias jurídicas mais efetivas, seja um aconselhamento privado em uma negociação, seja na elaboração de uma nova lei.

___________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Holding familiar: Desafios jurídicos e propostas de soluções

1/7/2024