O livro alcança sua quinta edição, revista ampliada e atualizada, em um momento histórico particularmente denso,com implicações profundas para o futuro imediato da comunidade internacional organizada.
Com base também em sua própria e vasta experiência internacional, o professor Cançado Trindade examina, ademais, a extensão da atuação das Organizações Internacionais a nova áreas da atividade humana, e seu empenho na busca da realização do ideal da justiça internacional. Enfim, analisa as perspectivas das cartas constitutivas das Organizações Internacionais.
O exame da matéria atém-se tanto à teoria como à prática internacional, abordando numerosos exemplos que se estendem desde a adoção da Carta das Nações Unidas (1945) até o conflito armado no Iraque (2003) e desenvolvimentos mais recentes. O autor sustenta a necessidade de um regime jurídico de controle da legalidade dos atos (e omissões) tanto dos Estados-Membros como dos órgãos políticos internacionais.
Sobre o autor :
Antônio Augusto Cançado Trindade é Ph.D. (Cambridge) em Direito Internancional. Ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Juiz da Corte International de Justiça (Havaí). Professor Emérito de Direito Internacional da Universidade de Brasília e professor titular do Instituto Rio Branco (1978-2009). Professor Honorário da Universidade de Utrecht. Ex-consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (1985-1990). Membro Titular do Institut de Droit International, e do Curatorium da Academia de Direito Internacional da Haia. Membro das Academias Mineira e Brasileira de Letras Jurídicas. Presidente da Sociedade Latino-Americana de Direito Internacional.
_________
Ganhadora :
Rosa Lia Giorlando Grinberg, do Bradesco, de SP
__________