Magistrados de primeiro grau e servidores do TJ/SP votaram nesta quarta-feira, 4, em seus representantes para o Conselho Consultivo Interinstitucional. Os candidatos mais votados foram : a juíza Laura de Mattos Almeida (420 votos); e os servidores Chandler Campos (2.005 votos) e Silvana Aparecida Rocha Quirino Medalla (1.557 votos).
O Conselho Consultivo Interinstitucional foi criado para funcionar como espaço institucional de comunicação com as organizações responsáveis pela movimentação judiciária. Os membros do Conselho irão atuar em conjunto com representantes da OAB, MP, Defensoria Pública e com agentes da sociedade civil, tais como universidades, entidades setoriais e movimentos sociais.
Concorreram à vaga de juiz 7 candidatos, enquanto 38 disputaram duas vagas direcionadas aos funcionários. Os demais integrantes serão nomeados de acordo com a portaria 8.964/14. Ao todo serão 22 representantes: 11 membros institucionais e 11 da sociedade civil. Todos terão a oportunidade de participar da gestão da Justiça, seja na condição de proponentes de demandas específicas, seja para serem ouvidos – como interessados que são – no desenvolvimento de planos e projetos pelo TJ/SP.
O mandato terá duração até 31 de dezembro de 2015, e os componentes não serão remunerados pela participação.
De acordo com o TJ/SP, a criação do Conselho permitirá que se atinja um novo patamar no relacionamento do Poder Judiciário com os demais atores institucionais que atuam no âmbito da prestação jurisdicional, com o público interno e com a sociedade civil.