Migalhas Quentes

STJ altera datas de sessões de julgamento durante a Copa

Mudança foi necessária para atender principalmente os advogados que atuam no tribunal.

26/5/2014

O STJ alterou as datas das sessões de julgamento marcadas, inicialmente, para o período da Copa do Mundo. A mudança no calendário foi necessária para atender principalmente os advogados que atuam no tribunal, considerando a dificuldade de deslocamento e acomodação em Brasília/DF, sede do Superior e dos jogos do Mundial.

Nos dias de sessões, o STJ recebe advogados de todo o país para fazer sustentações orais, pedir preferência e acompanhar o julgamento. A manutenção do calendário original poderia prejudicar os cidadãos com processos na Corte.

O Superior não vai reduzir o número de sessões de julgamento em 2014. Seguindo a regra estabelecida na resolução 16/97 do tribunal, este ano devem ser realizadas 97 sessões ordinárias.

As sessões que deveriam ser realizadas entre 12/6, início do Mundial, e o dia 30/6 foram antecipadas para maio ou adiadas para agosto, tendo em vista que o mês de julho é recesso forense.

Além da transferência de datas, diversos órgãos julgadores do STJ decidiram realizar sessões extraordinárias em maio e junho. Até o momento, já foram marcadas sete, número que poderá ser ampliado, de acordo com o tribunal, conforme a necessidade.

"Como ocorre praticamente todos os anos, o Superior Tribunal de Justiça ultrapassará em 2014 o número de sessões ordinárias previstas, com a realização de sessões extraordinárias e prosseguimentos de sessões de julgamento interrompidas, possibilitando o julgamento de uma expressiva quantidade adicional de processos por decisão colegiada", afirmou Cláudia Beck, secretária de Órgãos Julgadores do STJ.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Copa do Mundo altera expediente do Judiciário em todo país

19/6/2014

Notícias Mais Lidas

Herdeiros que ocupam imóvel exclusivamente devem pagar aluguel

16/7/2024

Funcionária chamada de “marmita do chefe" por colegas será indenizada

16/7/2024

Pão de forma e bafômetro: quando o café da manhã vira problema jurídico

18/7/2024

Advogado pede dispensa de uso da beca no TJ/BA por mau cheiro

17/7/2024

Juiz autoriza penhora de 30% de salário para quitar dívida com banco

17/7/2024

Artigos Mais Lidos

Você sabe o que significam as estrelas nos vistos dos EUA?

16/7/2024

Advogado, pensando em vender créditos judiciais? Confira essas dicas para fazer da maneira correta!

16/7/2024

Desconsideração de atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimilar a ocorrência do fato gerador a qualquer tempo, conforme entendimento do CARF

16/7/2024

A lei 14.365 e o papel do sócio gestor nas sociedades de advogados

17/7/2024

Será a reforma tributária simplificadora?

16/7/2024