Escrita com ementas que abordam as questões polêmicas do direito, a presente obra incita o debate sobre os pontos controvertidos na tentativa de solver dúvidas e encontrar soluções.
Em uma linguagem coloquial, porém apurada a autora enfrenta o tema dos alimentos, principalmente nas relações de família, em todos seus ângulos, de modo sistemático, tanto do direito material quanto do direito processual.
O tratamento que se dá aos alimentos, na doutrina e na jurisprudência é excessivamente casuístico, fragmentário. As intensas modificações havidas nas relações familiares e o reconhecimento de protagonistas esquecidos, em razão de suas vulnerabilidade, exigem novos olhares para mais justas equações entre credores e devedores de alimentos e, sobretudo, para sua efetividade. A multiplicidade dos temas exige tratamento integrado, o que emerge esta obra.
Sobre a autora :
Maria Berenice Dias é vice-presidente nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Foi a primeira mulher a ingressar na magistratura do RS e a primeira desembargadora do Estado. Depois de integrar o Poder Judiciário por 35 anos aposentou-se e abriu o primeiro escritório de advocacia especializado em Direito Homoafetivo. Desenvolveu um novo projeto: conciliação arbitral extrajudicial no âmbito do direito das famílias e sucessões. É pós-graduada e mestre em Processo Civil pela PUC/RS. Autora de inúmeras obras individuais e coletivas, tem mais de duas centenas de artigos publicados no país e no exterior.
__________
Ganhadora :
Michelle Massignan, de Curitiba/PR
__________
__________
_________