Migalhas Quentes

Dia do Combate ao Fumo tem campanha contra propagandas de cigarro

Aliança de Controle do Tabagismo comemora Dia Nacional de Combate ao Fumo com campanha que mostra cigarros junto a balas e doces, numa alusão ao que se observa nos pontos de venda.

29/8/2013

Em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta quinta-feira, 29, a ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, lançou uma peça publicitária onde são misturados cigarros, balas e doces.

Criada pela agência Havas Worldwide, o anúncio visa mostrar que cigarros e balas não devem ser vendidos juntos ou próximos nos pontos de venda. Assim como faz a propaganda, isso pode estimular o consumo especialmente por jovens e adolescentes.

As entidades pedem o fim da propaganda de cigarros em pontos de venda, questão prevista na lei 12.546/11, que está há 18 meses à espera de regulamentação. A lei também prevê a adoção de ambientes fechados livres de fumo em todo o país. Segundo representante da Casa Civil, o texto de regulamentação da lei está pronto e é juridicamente perfeito. "Não entendemos porque ainda não foi apresentado, se está pronto. Sabemos que a pressão da indústria do tabaco tem sido enorme para evitar avanços no controle do tabagismo", diz Paula Johns, diretora-executiva da Aliança.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo ainda será comemorado com o vídeo de um flashmob gravado no Rio de Janeiro. Duas apresentações relâmpagos reuniram 40 bailarinos e atores na Cinelândia e no Largo da Carioca, que dançaram a música "Cigarro não é bala".

A propaganda de cigarros, segundo pesquisas, estimula o consumidor a começar a fumar, assim como os aditivos de aroma e sabor. Uma pesquisa da ACT/Datafolha, feita em maio em SP, mostrou que 76% dos entrevistados concordam que a exposição do cigarro estimula o consumo, principalmente pelos mais jovens, e são favoráveis à retirada do produto do mercado. A Anvisa autorizou, em caráter excepcional, a utilização por mais 12 meses de substâncias que atribuem sabor ou aroma em produtos derivados do tabaco.

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