Migalhas Quentes

Conselho Federal da OAB adota distribuição automática de processo

Provimento aprovado nesta segunda-feira dispõe que a distribuição seja feita mediante sorteio eletrônico.

11/6/2013

Provimento do Conselho Federal da OAB determina que a distribuição dos processos destinados aos órgãos que compõem o Conselho, em todas as instâncias colegiadas da entidade, seja feita de forma automática. De acordo com a mudança aprovada nesta segunda-feira, a distribuição será feita mediante sorteio eletrônico.

A alteração se dará, sobretudo, no artigo 71 do Regulamento Geral, que passará a prever que o processo, logo que chegar à entidade, será distribuído automaticamente a um relator no órgão colegiado competente mediante sorteio eletrônico e com inclusão na pauta da sessão seguinte.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, destacou a importância da decisão. "Trata-se de uma vitória da participação, da democracia, um compromisso de gestão que o plenário implementa nesse momento histórico", afirmou.

A matéria foi debatida por inclusão em pauta pela Diretoria da OAB nacional na sessão do pleno, sob relatoria o conselheiro Federal por SE e diretor-Geral da ENA - Escola Nacional da Advocacia, Henri Clay Andrade. Segundo ele, a alteração se deu em atendimento aos princípios da celeridade e da transparência.

"É uma decisão histórica para o sistema OAB, que promove a alteração por ser uma instituição de índole vanguardista e democrática. A vantagem principal é que a distribuição deixa de ser uma escolha discricionária do presidente e passa a ser automática, realizada integralmente no formato eletrônico", afirmou Clay.

Confira a íntegra da resolução.
Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024