O desembargador Cláudio Mascarenhas Brandão, do TRT da 5ª região, foi indicado nesta segunda-feira, 15, pela presidente Dilma Roussef, para o cargo de ministro do TST. A indicação é para vaga decorrente da aposentadoria do ministro Horácio Raymundo de Senna Pires, oriundo do mesmo TRT.
Brandão foi escolhido de uma lista tríplice da qual participaram também os desembargadores Jane Granzoto Torres, do TRT da 2ª região, e Lorival Ferreira dos Santos, do TRT da 15ª região. O indicado deve passar por sabatina no Senado.
O desembargador é natural de Ruy Barbosa/BA e ingressou como auxiliar judiciário no TRT da 5ª região em 1981, na JCJ de Jacobina. De 1983 a 1986 foi diretor da Secretaria da JCJ de Ipiaú e entre 1986 e 1989 atuou como juiz substituto em várias juntas de Salvador, do interior do Estado e de Sergipe. Em 1989 assumiu a presidência da junta de Paulo Afonso, sendo transferido até chegar na 15ª vara do Trabalho de Salvador, em maio de 1993, de onde saiu em abril de 2004 para tomar posse como desembargador do TRT.