Pela primeira vez na história da premiação, o Innovare abre inscrição para profissionais de todas as áreas do conhecimento. A 10ª edição do Prêmio foi lançada no último dia 21 em cerimônia no STJ.
A categoria em que todos os profissionais graduados podem se inscrever é o Prêmio Especial, que tem como tema "A Justiça do Século XXI". A coordenação é da pesquisadora da Universidade de São Paulo Maria Tereza Sadek. O objetivo da iniciativa é estimular pessoas que, a partir de sua experiência profissional e atividade acadêmica, tenham contribuições para melhorar a Justiça no país. Outra novidade da premiação é o tema livre para as monografias das categorias Juiz, Defensoria Pública, Tribunal, Advocacia e Ministério Público.
"Referência internacional, o Prêmio Innovare não é um marco apenas para o mundo jurídico", afirmou o ministro Felix Fischer. Segundo ele, esse prêmio, tão cobiçado, desempenha o papel de aproximador entre a Justiça e a sociedade.
Estiveram presentes na cerimônia de lançamento o ministro Gilmar Mendes, o procurador-Geral da República Roberto Gurgel, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto, presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, e o presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, que mantêm o Instituto Innovare.
A partir desta edição, em razão da recente resolução do CNJ que limita o patrocínio de eventos no Judiciário, os vencedores não receberão prêmios em dinheiro. O reconhecimento será por meio de troféu e menções honrosas, distribuídas em todas as categorias.
As inscrições das práticas poderão ser feitas até 31 de maio pelo site do prêmio.