O argentino Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, é escolhido o novo papa. Ele obteve ao menos 77 votos dos 155 cardeais que participaram do conclave, na Capela Sistina, no Vaticano. Ele optou se chamar Francisco, nome inédito no papado. O cardeal tem 76 anos e é o primeiro papa latino-americano da história.
O anúncio foi feito da janela do aposento papal pelo cardeal protodiácono Jean Louis Tauran, por volta das 16h15 desta quarta-feira, 13. Ele sucede Bento XVI, que renunciou em fevereiro, após 8 anos no cargo.
O papa teria pedido que os fiéis o abençoassem antes de fazer primeira benção no Vaticano. "Agora eu darei minha benção a vocês e a todos os homens e mulheres de boa vontade", disse.
Nascido na capital argentina, o jesuíta cursou seminário no bairro Villa Devoto e entrou para a Sociedade de Jesus, aos 19 anos. Cursou teologia e filosofia na Faculdade de San Miguel, onde ocupou cargo de reitor por seis anos, e também estudou na Alemanha.
Em 1997 foi elevado a arcebispo após 5 anos como bispo, e passou a chefiar a arquidiocese de Buenos Aires desde então. Ele ingressou no Colégio de Cardeais em 2001.