O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados, foi de 1,87% em fevereiro de 2013. Esse é o segundo recuo mensal dessa cifra, além de ser um percentual menor do que o registrado em fevereiro do ano anterior. Em 2012, o número de cheques devolvidos atingiu a proporção de 1,96% do total de cheques movimentados. Em janeiro, essa proporção atingiu 1,98% e em dezembro foi de 2,01%. Os dados são da Boa Vista Serviços S/A, administradora do SCPC.
Ainda segundo a Boa Vista, o número de cheques devolvidos em fevereiro diminuiu 18,1% em relação a janeiro de 2013. Também houve queda dos cheques movimentados (-13,1%), o que contribuiu para a queda do índice. Contra o mesmo mês em 2012, houve contração no número de cheques devolvidos (-16,1%) e no número total de cheques movimentados (-11,6%).
Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, no acumulado de 2013 na comparação com o mesmo período do ano anterior, a devolução para as pessoas físicas foi 10% menor eredução de 6% para as pessoas jurídicas. Assim, os cheques devolvidos recuaram 9% no ano, enquanto que os movimentados diminuíram 8,8%.
A redução das taxas de juros e as condições favoráveis do mercado de trabalho tem gerado impactos positivos. Esse quadro contribui para menor risco de inadimplência. Nos últimos meses, segundo a Boa Vista, essa influência benéfica na redução do percentual de cheques devolvidos sobre os movimentados, em linha com a tendência de recuo recente dos demais indicadores de inadimplência.
_____________