Este tomo abrange os períodos medieval e moderno, do final da Antiguidade (séc. V) até Francisco de VITORIA (1480-1546).
Para se entender o Direito Internacional, não basta ter a história como pano de fundo, mas esta é dado indispensável para a compreensão da disciplina, enquanto obra construída, no tempo, no curso de muitos séculos, desde as civilizações da Antiguidade, até a era medieval e o advento do mundo moderno – onde os elementos das fases anteriores se combinam aos novos dados, surgidos das tentativas práticas e teóricas de ordenação do mundo e da convivência entre os protagonistas deste.
O Direito Internacional é 'produto cultural', parte de sistema intelectual, normativo e institucional, que influencia diretamente os séculos posteriores.
Que este Direito Internacional no tempo medieval e moderno até VITORIA possa levar ao conhecimento e ao domínio da disciplina, na sua função cultural e de formação basilar, por meio da perspectiva histórica, não como dado extrínseco, mas forma de tratamento, e método para a exposição dos temas fundamentais da área.
Sobre o autor :
Paulo Borba Casella é doutor em Direito Internacional na USP. Pós-doutorado em Direito Internacional na Univ. de Paris X Nanterre. Livre-docente em Direito Internacional na USP, onde conquistou a cátedra de Direito Internacional, bem como lecionou em diversas Universidades, no Brasil e no exterior. Orienta teses de doutorado, mestrado, láurea e projetos de iniciação em direito internacional junto à Universidade de São Paulo e Universidade Robert Schumann em Estrasburgo-III. Consultor científico da FAPESP e diversas instituições.
__________
Ganhador :
Rodrigo Fagundes Noceti, de Londrina/PR
__________
__________