Migalhas Quentes

OAB manifesta apoio ao CARF e defende direito de contribuintes

59 ações na JF questionam decisões do Conselho.

22/2/2013

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, manifestou o apoio da entidade ao CARF - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, que julga os autos de infração e pedidos de ressarcimento dos créditos da Receita Federal. Segundo Marcus Vinicius, a OAB vai encaminhar propostas no sentido de promover uma maior dinâmica às atividades ao órgão.

Decisões proferidas pelo CARF vêm sendo questionadas na Justiça, gerando  insegurança jurídica para o órgão e a contribuintes. O apoio da entidade foi manifestado por Marcus Vinicius ao presidente do CARF, Otacilio Dantas Cartaxo, recebido em audiência nesta quarta-feira, 20, na sede da OAB.

Segundo relatou o conselheiro Federal por AM Jean Cleuter Mendonça, que participou da audiência, um ex-procurador da Fazenda Nacional ajuizou 59 ações na JF com a intenção de rediscutir decisões já proferidas pelo CARF, todas favoráveis a contribuintes. No entanto tais decisões, por serem definitivas conforme explicou Cleuter Mendonça, não são passíveis de rediscussão no Poder Judiciário. “O ajuizamento de tais ações fere a lei, além de ter gerado uma crise de segurança jurídica para todos os contribuintes que estão envolvidos nesses litígios”, explicou.

Também participaram da audiência a vice-presidente do CARF, Susy Gomes Hoffmam e o advogado Jonathan Barros Vita. Pela OAB, estiveram presentes o presidente da Comissão de Transparência e Acesso à Informação, o conselheiro federal Luiz Cláudio Allemand; os presidentes das Seccionais da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e do Mato Grosso do Sul, Julio Cesar Souza Rodrigues; e o conselheiro da Seccional, Manoel Arruda Junior.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Entidades apoiam AGU por promover defesa do CARF

21/2/2013

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024