“A razão de me sentir cativado pela obra deste famoso jurista é o seu declarado amor e crença na justiça, justiça que emerge do foro, mais precisamente do constante e diuturno diálogo travado entre os seus principais protagonistas, ou seja, entre advogados e juízes.”
Pelas palavras constantes na introdução do livro, o leitor já sabe de antemão que o professor José Rogério Cruz e Tucci descortinará a vida e a obra do ilustre processualista italiano.
Antifascista declarado, Piero Calamandrei lutou sem cessar como representante do Partito d’Azione na Assembleia Constituinte, até a aprovação da primeira Constituição democrática da Itália. Consta que, nos início dos anos 50, os jovens estudantes se referiam a ele como “a Constituição que caminha”. Que mais podemos querer para atiçar nossa curiosidade acerca do italiano?
Mas há mais, caro leitor. Há a descoberta da realidade vivida pelo advogado - "quando aceitar uma causa que achar boa, dedique-se totalmente ao trabalho, com a certeza de que quem tem fé na justiça sempre consegue, a despeito mesmo dos astrólogos, mudar o curso das estrelas"; há a gozação e ironia que marcavam sua personalidade - preocupado com a excessiva demora de um processo, solicitou que a audiência fosse designada o quanto antes, ao que o juiz designou o referido ato processual para dali um ano, às 11 hs. Calamandrei não se fez de rogado e então perguntou ao juiz: "Caro magistrado, diante da urgência da situação, a audiência não poderia ser às 9 hs?..."
A partir da recuperação da sua biografia, o autor, no entanto, vai muito além da simples cronologia das ideias de Calamandrei.
O que surge para o leitor é o Calamandrei jornalista, jurista, político, docente, advogado, pai...enfim, um verdadeiro mestre da vida.
Tudo isso com a didática e a leveza da pena do professor Tucci, discípulo assumido de Calamandrei, mas que se consagra nesta obra como verdadeiro mestre na biografia e legado de tão importante nome do Direito. De um mestre para outro mestre, direto para as mãos dos migalheiros: "Piero Calamandrei – vida e obra – contribuição para o estudo do processo civil".
Para adquirir a obra, clique aqui.