Teori Albino Zavascki tomou posse nesta quinta-feira, 29, como ministro do STF, ocupando a vaga deixada pelo ministro Cezar Peluso, aposentado em setembro ao completar 70 anos.
A solenidade realizada no plenário do Supremo durou 12 minutos. Estiveram presentes o presidente do Senado, José Sarney, o presidente da Câmara, Marco Maia, e o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, entre outras autoridades.
A cerimônia foi aberta pelo presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, e teve o hino nacional executado pela Banda dos Fuzileiros Navais de Brasília. Em seguida, o decano do Supremo, ministro Celso de Mello, e a mais nova integrante da Corte até então, ministra Rosa Weber, conduziram Zavascki para o plenário, onde ele assinou o termo de posse e foi declarado empossado pelo ministro Joaquim Barbosa. Depois, o novo ministro recebeu cumprimentos no Salão Branco do STF, que fica ao lado do plenário.
O novo ministro do Supremo integrou o STJ desde maio de 2003, participando da Corte Especial, do Conselho de Administração e da Comissão de Documentação. Foi eleito membro efetivo do CJF - Conselho da Justiça Federal em junho de 2011 e participou, também, do Conselho da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.