Advogado de Rogério Tolentino envia passaporte do cliente ao STF
Tolentino foi condenado por corrupção ativa, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro no processo do mensalão.
31/10/2012
O advogado de Rogério Tolentino, Paulo Sérgio Abreu e Silva, entregou, na última segunda-feira, 29, o passaporte de seu cliente ao STF. Ele mandou um ofício por Sedex ao ministro Joaquim Barbosa com os seguintes dizeres: "Rogério Tolentino, tomando conhecimento que o Dr. Procurador Geral da República, em medida cautelar preparatória à execução das penas, requereu a apreensão dos passaportes dos agentes condenados nos autos da Ação Penal n. 470, de vontade própria, já que nunca pensou em se opor à Justiça ou fugir à aplicação da lei, vem fazer a entrega a Vossa Excelência de seu documento de identidade internacional, grampeado em anexo".
Abreu e Silva disse que preferiu enviar o documento antes de qualquer decisão do relator pela retenção dos passaportes dos condenados na AP 470, porque seu cliente não pretende viajar para o exterior. "Eu até não concordo com o pedido do PGR, mas para evitar que se dê a liminar, depois mande uma equipe da PF vir aqui em MG fazer busca e apreensão do passaporte, achei melhor entregar, é mais simples", explicou. "Se o ministro não quiser ficar com o passaporte, ele me devolve", ressalvou.
Tolentino era advogado da empresa de publicidade SMP&B, de Marcos Valério, e foi condenado por corrupção ativa, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro no processo do mensalão.