Migalhas Quentes

Consumidor de baixa renda não poupa, aponta pesquisa

Levantamento traçou comportamento do consumidor frente ao novo cenário de crédito.

28/9/2012

Pesquisa realizada pela Boa Vista Serviços S/A, administradora do SCPC, traçou o comportamento do consumidor frente ao novo cenário de crédito.  Para a empresa, as mudanças têm relação com significativas mudanças proporcionadas pela elevação da relação crédito/PIB de 24% para 50% em cerca de 10 anos.

Para Fernando Cosenza, diretor de sustentabilidade da Boa Vista, as mudanças que aconteceram no mercado de crédito fizeram necessário revisitar afirmações já firmadas sobre o comportamento do consumidor brasileiro.

Com entrevistas qualitativas e quantitativas no país, a pesquisa constatou que é verdadeira a afirmação de que o consumidor olha primeiro as parcelas e depois os juros. De acordo com os dados levantados, 30% dos consumidores dão prioridade ao valor das parcelas quando vão fazer um financiamento e 15% olham em primeiro lugar o número de prestações. Os juros são a preocupação de apenas 22%.

Sobre a inadimplência, as informações mostram que 45% dos entrevistados da classe C e 48% das classes D/E afirmam que é difícil quitar suas dívidas, em comparação a 15% da classe A, e que nas classes C e D/E a inadimplência é maior, 23% e 21%, respectivamente.

Na análise, segundo a empresa, classes de menor renda são as que mais declaram que seus ganhos são sempre os mesmos ou variam pouco. Para a Boa Vista, isto é reflexo, muitas vezes, das recentes condições favoráveis do mercado de trabalho.

A empresa afirma que, analisando o levantamento, é possível afirmar que o consumidor de baixa renda não poupa, não faz planejamento financeiro e não se protege contra fraude. Também foram constatadas, que as mulheres estão à frente do orçamento doméstico, além do nome ser o maior patrimônio da pessoa.

De acordo com o presidente da Boa Vista Serviços S/A, Dorival Dourado, o objetivo do trabalho, publicado como um livro da série "Mercados", foi analisar as mudanças recentes no comportamento do consumidor. "A publicação ajuda a entender esse movimento e é uma ferramenta de qualidade a ser utilizada em favor da construção de um sistema de crédito sustentável", afirmou.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ julga regras sobre intimação pessoal em multa por descumprimento

21/12/2024

Artigos Mais Lidos

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024