Migalhas Quentes

Consumidor de baixa renda não poupa, aponta pesquisa

Levantamento traçou comportamento do consumidor frente ao novo cenário de crédito.

28/9/2012

Pesquisa realizada pela Boa Vista Serviços S/A, administradora do SCPC, traçou o comportamento do consumidor frente ao novo cenário de crédito.  Para a empresa, as mudanças têm relação com significativas mudanças proporcionadas pela elevação da relação crédito/PIB de 24% para 50% em cerca de 10 anos.

Para Fernando Cosenza, diretor de sustentabilidade da Boa Vista, as mudanças que aconteceram no mercado de crédito fizeram necessário revisitar afirmações já firmadas sobre o comportamento do consumidor brasileiro.

Com entrevistas qualitativas e quantitativas no país, a pesquisa constatou que é verdadeira a afirmação de que o consumidor olha primeiro as parcelas e depois os juros. De acordo com os dados levantados, 30% dos consumidores dão prioridade ao valor das parcelas quando vão fazer um financiamento e 15% olham em primeiro lugar o número de prestações. Os juros são a preocupação de apenas 22%.

Sobre a inadimplência, as informações mostram que 45% dos entrevistados da classe C e 48% das classes D/E afirmam que é difícil quitar suas dívidas, em comparação a 15% da classe A, e que nas classes C e D/E a inadimplência é maior, 23% e 21%, respectivamente.

Na análise, segundo a empresa, classes de menor renda são as que mais declaram que seus ganhos são sempre os mesmos ou variam pouco. Para a Boa Vista, isto é reflexo, muitas vezes, das recentes condições favoráveis do mercado de trabalho.

A empresa afirma que, analisando o levantamento, é possível afirmar que o consumidor de baixa renda não poupa, não faz planejamento financeiro e não se protege contra fraude. Também foram constatadas, que as mulheres estão à frente do orçamento doméstico, além do nome ser o maior patrimônio da pessoa.

De acordo com o presidente da Boa Vista Serviços S/A, Dorival Dourado, o objetivo do trabalho, publicado como um livro da série "Mercados", foi analisar as mudanças recentes no comportamento do consumidor. "A publicação ajuda a entender esse movimento e é uma ferramenta de qualidade a ser utilizada em favor da construção de um sistema de crédito sustentável", afirmou.

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