Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Auxílio-Acidente"

Veja quem ganhou a obra "Auxílio-Acidente".

3/9/2012

De autoria da advogada Luciana Moraes de Farias, a obra "Auxílio-Acidente" (LTr – 157p.) apresenta um estudo do benefício auxílio-acidente, destacando quais as situações de necessidade protegidas.

A finalidade deste trabalho foi a de realizar um estudo do auxílio-acidente, com o objetivo de refletir sobre a proteção por meio deste benefício previdenciário diante das diversas alterações legislativas ocorridas desde a sua criação.

A obra traz uma reflexão quando há uma situação de necessidade decorrente de doenças que não tenham origem ocupacional.

Dedicouse um capítulo para apresentar os conceitos relacionados aos acidentes do trabalho, trazendo a diferenciação quando o auxílio-acidente é decorrente de acidente do trabalho e quando tern origem não ocupacional. Trabalhou-se tambérn os sujeitos protegidos pelo benefício escolhido.

Será abordada a atividade habitual que o segurado exercia quando do acidente, para verificar se a mesma é atingida pela redução da capacidade.

Tratou-se, ainda, dos sujeitos abrangidos pelo Regime Geral de Previdência Social. Traremos a forma de aquisição da qualidade de segurado a manutenção e a perda desta qualidade, abordaremos os destinatarios do benefício auxílio-acidente e, ainda, os segurados que estão fora do âmbito de proteção.

Traremos a dinâmica do auxílio-acidente: o termo inicial do benefício, o estudo da incapacidade e a forma de sua constatação, as possibilidades de cumulação do auxílio-acidente com outros rendimentos e benefícios.

Abordouse ainda, a alteração da natureza vitalícia do benefício em comento, a diminuição da remuneração, a presunção da irreversjbilidade das sequelas.

E, ainda, a renda mensal do auxílio-acidente, a majoração dos percentuais e da renda inferior ao salario mínimo, o abono anual devido por conta da concessão do auxílio-acidente e, por fim, as formas de extinção do benefício.

Sobre a autora :

Luciana Moraes de Farias é advogada, mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP, especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Especialista em Direito Previdenciário pela EPD, professora de Direito Previdenciário. Membro da diretoria do Instituto dos Advogados Previdenciários - IAPE.

__________

Ganhadora :

Luciana Gibotti, advogada em Dracena/SP

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Empregado que foi para parque aquático durante atestado tem justa causa mantida

22/7/2024

Justiça do Trabalho terá primeiro juiz cego em 1ª instância; conheça Márcio Cruz

22/7/2024

TRT-11 cancela súmula sobre remuneração de empregados da Petrobras

22/7/2024

Concurso para advogado público tem salário de R$ 1.412

24/7/2024

TST afasta execução de bens de sócios para pagar dívida trabalhista

22/7/2024

Artigos Mais Lidos

O cônjuge e o direito a herança, diante da reforma do CC

23/7/2024

Transtorno de ansiedade pode aposentar no INSS?

22/7/2024

Limites de isenção do ITCMD

23/7/2024

CIPA - Dispensa imotivada recusa de retorno ao trabalho: Indenização

22/7/2024

Contribuintes no Estado de SP sendo notificados a pagar impostos de planejamentos sucessórios

23/7/2024