Migalhas Quentes

Governo obtém repatriação de US$ 1 mi no caso Banestado

Dinheiro ficará sob a custódia da 6ª vara Federal de SP até julgamento de recurso.

29/8/2012

A Corte Distrital de Nova Iorque proferiu decisão que garante a repatriação de valores depositados em conta bancária ligada ao escândalo Banestado. O valor a ser restituído é de U$ 1,080 mi (aproximadamente R$ 2,2 mi).

Em 2005 os recursos foram bloqueados nos Estados Unidos em decorrência de um pedido de cooperação jurídica internacional feito pelo Brasil. Em 2010, o bloqueio caiu e a quantia foi transferida para o governo dos EUA, que ajuizou ação judicial denominada 'interpleader action', a fim de determinar a quem caberia o montante.

Os recursos seriam oriundos de três brasileiros que foram condenados em primeira instância por evasão de divisas, formação de quadrilha e gestão fraudulenta. Nos termos de sentença penal proferida pela 6ª vara Federal de SP, em fevereiro deste ano, os três brasileiros estão envolvidos no chamado escândalo Banestado.

O Governo do Brasil, por meio da AGU e do Ministério da Justiça, comprovou perante a Justiça dos EUA que os ativos bloqueados em Nova Iorque, anteriormente sob propriedade dos três brasileiros, constituem produto de crimes praticados no Brasil e, por isso, deveriam ser repatriados.

Para o Diretor do Departamento Internacional da AGU, Boni Soares, "a vitória se deve ao trabalho incessante de Procuradores da República, Delegados e agentes da Polícia Federal, servidores do Banco Central e da Receita Federal, além de Advogados da União e servidores do Ministério da Justiça. Sem a atuação de cada um desses órgãos o Estado brasileiro não teria logrado esse êxito".

O dinheiro ficará sob a custódia da 6ª vara Federal de SP até o julgamento do recurso interposto pelos réus. A repatriação é produto da atuação conjunta e coordenada pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça e Departamento Internacional da Procuradoria-Geral da União, perante os órgãos administrativos e judiciais estadunidenses.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024