A presidente Dilma Rousseff sancionou ontem a lei 12.701/12, que inscreve o nome de personagens da história de Pernambuco no Livro dos Heróis da Pátria.
Conheça as personalidades de que trata a norma:
-
Francisco Barreto de Menezes comandou as tropas luso-brasileiras na Insurreição Pernambucana. Foi governador de Pernambuco e governador-geral do Brasil.
-
João Fernandes Vieira foi um dos heróis da Restauração Pernambucana. Chefiou o mais podereso terço do Exército Patriota nas duas batalhas dos Guararapes.
-
André Vidal de Negreiros lutou contra a invasão dos holandeses no Brasil. Foi governador e capitão-geral das capitanias do Maranhão e de Pernambuco.
-
Henrique Dias era filho de escravos africanos libertos. Combateu os holandeses, tendo recrutado um grande efetivo de africanos oriundos dos engenhos conquistados pelos invasores.
-
Antônio Filipe Camarão foi um indígena brasileiro que auxiliou a resistência organizada por Matias de Albuquerque para a reconquista de Olinda e Recife.
-
Antônio Dias Cardoso foi um dos principais líderes da "Guerra da Luz Divina".
Veja a íntegra da lei.
___________
LEI Nº 12.701, DE 6 DE AGOSTO DE 2012
Inscreve os nomes de Francisco Barreto de Menezes, João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias, Antônio Filipe Camarão e Antônio Dias Cardoso no Livro dos Heróis da Pátria.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Inscrevam-se os nomes de Francisco Barreto de Menezes, João Fernandes Vieira, André Vidal de Negreiros, Henrique Dias, Antônio Filipe Camarão e Antônio Dias Cardoso no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 6 de agosto de 2012; 191º da Independência e 124º da República.
DILMA ROUSSEFF
Anna Maria Buarque de Hollanda
Celso Luiz Nunes Amorim