Migalhas Quentes

OAB/RJ: Campanha pela memória e verdade tem novos projetos

Nova fase prevê criação de Comissão da Verdade, transformação de locais de tortura em centros de memória e criação de eventos para debater o tema.

29/6/2012

A Campanha pela Memória e pela Verdade, lançada em abril de 2010 pela OAB/RJ, entra em nova fase e prevê a criação de sua própria Comissão da Verdade. Outros projetos estudam ainda a transformação de locais de tortura em centros de memória e a criação de uma série de eventos para debater o tema. A campanha já conta com mais de 45 mil assinaturas em favor da abertura dos arquivos da ditadura militar.

Sem a pretensão de construir um acervo para uso próprio ou de se sobrepor à Comissão da Verdade criada pelo governo federal, a seccional carioca da Ordem pretende ouvir relatos voltados ao papel de juízes e promotores da Justiça Militar nos julgamentos de presos políticos durante a ditadura. De acordo com o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, mais do que querer saber o que realmente aconteceu nos porões da ditadura, a sociedade "precisa saber dos fatos para que eles não se repitam".

As informações e relatos coletados serão repassadas à Brasília. "Vamos listar, no âmbito do Estado do Rio, os casos mais marcantes de abusos da Justiça Militar e organizar entrevistas para nos informarmos detalhadamente a respeito", explicou o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Marcelo Chalréo.

Também nos planos da campanha, o tombamento dos centros de tortura, que seriam transformados em centros da memória, teriam ações prioritárias no DOI-Codi, na sede do antigo Dops, e na Casa da Morte, em Petrópolis.

Os eventos ligados ao assunto já tiveram início neste semana com o lançamento do livro K, Bernardo Kucinski. A obra conta sobre a prisão e o desaparecimento da militante Ana Rosa Kucinski, irmã do autor.

__________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Migalhas Quentes

Comissão da Verdade será capítulo promissor, acredita presidente da OAB/RJ

18/5/2012

Notícias Mais Lidas

Advogado toma café com cliente e rebate acusação de atuação predatória

8/4/2025

Em 58, homem fingiu ser juiz, fugiu com armas e zombou da Justiça

6/4/2025

TJ/SP valida taxa de 2% no cumprimento de sentença

7/4/2025

Homem usa advogado criado por IA e é repreendido por juíza: “não gosto de ser enganada”

8/4/2025

Caso de advogada comparada a “cadela” fica parado e pode prescrever

6/4/2025

Artigos Mais Lidos

Posso pagar INSS retroativo? Entenda como e quando pagar!

8/4/2025

A responsabilidade pelo IPTU na alienação fiduciária: Recente decisão do STJ e seus reflexos práticos

7/4/2025

O banco pode cobrar tarifa de manutenção em conta?

6/4/2025

Novos meios de comunicação processual: Domicílio Judicial Eletrônico, Diário de Justiça Eletrônico Nacional e Domicílio Eletrônico Trabalhista

7/4/2025

“A quem interessa enfraquecer a Defensoria Pública?” Simetria constitucional, projeto da atividade de risco e o fortalecimento do acesso à Justiça

8/4/2025