Debate
Bienal de jurisprudência no Rio debate transsexualismo e relações homoafetivas
Reconhecida internacionalmente por sua atuação na área do Direito de Família, o que lhe valeu a indicação para ser umas das mil mulheres no mundo agraciadas com o Prêmio Nobel da Paz 2005, Maria Berenice Dias é autora do livro “União Homossexual – O Preconceito e a Justiça”, publicado em 2000, pela Livraria do Advogado. Na oficina que vai inaugurar a bienal, a juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Jacarepaguá, Thelma Araújo Esteves Fraga, será a debatedora, enquanto a coordenação estará a cargo da presidente do Fórum Permanente de Direito de Família - TJ/RJ, a desembargadora Conceição Aparecida Mousnier.
Na programação da Bienal de Jurisprudência Luso-Brasileira estão agendados outros temas igualmente polêmicos e de grande interesse social na atualidade. Entre eles, a “União Estável, Namoro, Relações Esporádicas, Convivência – Diferenças”; “Obrigações dos Avós”; “Guarda Compartilhada”, “Regulamentação de Visitas - Direito dos Avós; Imposição e Multa”, “Investigação de Paternidade e Negatória de Paternidade Sob o Enfoque do Biodireito”, “Transexualismo e Intersexualismo - A Evolução Médica, Jurídica, Doutrinária e Jurisprudencial em uma Década”.
O evento será direcionado aos magistrados, promotores de Justiça, procuradores do Estado e do Município, defensores públicos, advogados, psicólogos e assistentes sociais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na secretaria da Emerj, no Palácio da Justiça - 4° andar - Tel: 21-2588-3369/2588-3380. Na tarde do dia 2 de setembro, no encerramento da bienal, os relatores de cada oficina apresentarão as conclusões aos participantes.
A Emerj e o Fórum Permanente sobre Direito de Família respondem pela realização da bienal, que se realizará no auditório Antônio Carlos Amorim, na avenida Erasmo Braga, 115 - 4º andar, no Palácio da Justiça. Na coordenação do evento, a desembargadora Conceição Aparecida Mousnier, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Fórum Permanente do Direito de Família – Emerj.
___________________
______________________