O advogado Benedicto Galvão, primeiro presidente negro da OAB/SP, será homenageado na Câmara Municipal de SP (Viaduto Jacareí, 100), no próximo dia 11, a partir das 19 horas, em uma iniciativa da Comissão da Igualdade Racial da OAB/SP.
"Os advogados e a sociedade civil devem conhecer a contribuição de suas lideranças afrodescendentes na construção da cidadania e daqueles que atuaram para combater o racismo em todas as suas formas. Essa homenagem vem ao encontro desse nosso desejo. É preciso resgatar a memória dos líderes que escreveram a história da Advocacia e da cidadania no Brasil", afirmou Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB/SP.
Para Eduardo Pereira da Silva, presidente da Comissão de Igualdade Racial, a homenagem "é um reconhecimento da instituição ao trabalho prestado por esse presidente afro-brasileiro, que fez história na sua gestão em 1940/1941 e aos homenageados que, em 2011, reconhecidamente, combateram o racismo e desenvolveram políticas de inclusão social".
Benedicto Galvão presidiu a OAB/SP de 1940 a 1941, durante o afastamento de Noé Azevedo. Estudou na escola complementar, anexa à Escola Normal da Praça da República, em SP, trabalhando como auxiliar de escritório e professor nos bairros da Bela Vista e Liberdade. Diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1907, passando a advogar no famoso escritório de Alfredo e Ernesto Pujol. Morreu em 11 de julho de 1943.
___________