Sorteio de obra
A co-culpabilidade tem sido pouco trabalhada pela doutrina e pela jurisprudência em decorrência do ambiente criado pelo mundo globalizado e, principalmente pela exacerbação do individualismo, deixando de lado o fato de que o crime, antes de tudo, é um fato social. O que se pretende neste estudo, portanto, é justamente conciliar as conquistas e evoluções propiciadas pelo encurtamento das distâncias e pelo desenvolvimento científico do Direito Penal no mundo globalizado, com a importância do homem como ser social, proporcionando mais efetividade ao Direito repressivo.
Nessa esteira, resgata-se o estudo do princípio da co-culpabilidade sob quatro bases ou sustentáculos: a constitucional, a do Direito Comparado, a do Direito Penal brasileiro e a da política criminal, para ao final propor a concretização do princípio da co-culpabilidade mediante sua positivação no Código Penal brasileiro, em busca de um Direito Penal mais humano, justo e menos seletivo, calcado no minimalismo penal. Em suma, com este trabalho tem-se o objetivo de começar uma mudança de paradigma no Direito Penal com vista à inclusão dos socialmente excluídos pelo poder, para que a dogmática jurídico-penal se aproxime da realidade social do nosso país". O autor
Sobre o autor :
Grégore Moura é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. Mestre em Ciências Penais pela UFMG. Procurador Federal da Carreira da Procuradoria-Geral Federal. Professor de Direito Penal nos cursos de pós-graduação da ANAMAGES.
__________
Ganhadora :
Ingrid Gil Sales, advogada em Salvador/BA