Migalhas Quentes

STJ suspende execução de multa cujo valor excede limite da alçada de Juizados Especiais

O ministro Ari Pargendler, presidente do STJ, suspendeu a execução de uma multa de cerca de R$ 8 milhões à qual o banco Santander foi condenado em processo que tramita no Juizado Especial do Maranhão.

24/12/2011

Multa

STJ suspende execução de multa cujo valor excede limite da alçada de Juizados Especiais

O ministro Ari Pargendler, presidente do STJ, suspendeu a execução de uma multa à qual o banco Santander foi condenado em processo que tramita no Juizado Especial do Maranhão. A liminar teve como base o fato de a quantia exceder o limite de 40 salários mínimos no valor de alçada de Juizados Especiais, delimitado no artigo 3º da lei 9.099/95 (clique aqui).

A decisão de executar a multa foi proferida na segunda-feira, 19/12, pelo juiz José Raimundo Sampaio, relator do caso na 3ª Turma Recursal Cível e Criminal do Maranhão.

O Santander havia entrado com MS, pedindo que fosse proibido o levantamento de dinheiro enquanto não fosse julgada a impugnação ao pedido de cumprimento de sentença. Um primeiro pedido de liminar havia sido concedido pelo juiz de Direito Gervário Protásio dos Santos, mas logo foi suspensa por Sampaio.

Segundo Raimundo Sampaio, o MS não poderia ser admitido, uma vez que o processo estava em fase interlocutória no Juizado Especial. Sampaio afirma que a ação tem sido usada "em substituição ao agravo de instrumento, sendo claro o desvirtuamento de sua finalidade". Ainda em sua decisão, consta que "não é possível o agravo ou qualquer outro instrumento processual que venha a impugnar uma decisão interlocutória" em Juizados Especiais.

Com isso, a primeira liminar foi suspensa e o valor da multa poderia ser levantado. Foi então que os advogados recorreram ao STJ.

Clique aqui e confira a decisão na íntegra.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024