Migalhas Quentes

Advogado suspenso pela OAB/RJ é denunciado por estelionato e tráfico de influência

O MP/RJ ofereceu denúncia em face de um advogado pela prática dos crimes de estelionato e tráfico de influência. O causídico já está suspenso pela OAB/RJ.

18/11/2011

Denúncia

Advogado suspenso pela OAB/RJ é denunciado por estelionato e tráfico de influência

O MP/RJ ofereceu denúncia em face do advogado Almir da Silva Pereira pela prática dos crimes de estelionato e tráfico de influência (arts. 171 e 332, parágrafo único, do CP - clique aqui).

Segundo a denúncia, o advogado vai responder pelo crime de estelionato por ter ludibriado uma cliente ao se deixar contratar como advogado, quando, na realidade, estava suspenso do exercício da advocacia pela OAB/RJ.

Na ocasião, em março de 2010, ele recebeu a quantia de R$ 1 mil como adiantamento do trabalho, obtendo vantagem ilícita por cobrar por um serviço que não poderia prestar. Foi apenas ao longo do processo judicial que a cliente lesada, que havia, inclusive, requerido gratuidade de Justiça, descobriu que a defesa do seu filho estava sendo feita pela Defensoria Pública e não pelo advogado contratado.

O denunciado irá responder também pela prática do crime de tráfico de influência porque, de acordo com a denúncia, após ter sido contratado profissionalmente e recebido R$ 1 mil, também teria solicitado de sua cliente o mesmo valor, e insinuado que o dinheiro teria como destinatário o juiz de Direito que, à época, estava lotado numa das varas Criminais da Comarca de Niterói e que, assim, o caso seria solucionado de forma mais rápida. No entanto, foi apurado que o Magistrado mencionado nos autos nem sequer tinha ciência do caso.

Pela prática do crime de estelionato, a pena máxima é de cinco anos de reclusão. Pelo crime de tráfico de influência, a pena máxima é também de cinco anos de reclusão, podendo ser aumentada de metade, por ter o advogado insinuado que a vantagem solicitada seria para agente público.

_______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Moraes torna pública decisão contra militares que tramaram sua morte

19/11/2024

PF prende envolvidos em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

19/11/2024

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

CNJ aprova teleperícia e laudo eletrônico para agilizar casos do INSS

20/11/2024

Em Júri, promotora acusa advogados de seguirem "código da bandidagem"

19/11/2024

Artigos Mais Lidos

ITBI na integralização de bens imóveis e sua importância para o planejamento patrimonial

19/11/2024

Cláusulas restritivas nas doações de imóveis

19/11/2024

Estabilidade dos servidores públicos: O que é e vai ou não acabar?

19/11/2024

O SCR - Sistema de Informações de Crédito e a negativação: Diferenciações fundamentais e repercussões no âmbito judicial

20/11/2024

Quais cuidados devo observar ao comprar um negócio?

19/11/2024