Migalhas Quentes

Faculdades comentam resultados divulgados do exame de Ordem

No último dia 23, foram divulgados resultados ainda não oficiais em relação ao último exame de Ordem, em caráter de exclusividade.

29/9/2011


Exame de Ordem

Faculdades comentam resultados divulgados do exame de Ordem

No último dia 23, foram divulgados resultados ainda não oficiais em relação ao último exame de Ordem, em caráter de exclusividade.

Oscar Vilhena Vieira, diretor da Direito GV, ponderou que "a apresentação dos dados divulgados, tal como foi feita, não permite avaliar se as escolas foram realmente bem ou mal."

No mesmo sentido, Luis Fernando Rabelo Chacon, coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL Lorena/SP, afirmou que a publicação de rankings é positiva, mas exige "cautela e transparência absoluta no modo como a informação foi construída."

Veja abaixo.

___________

Direito GV

A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (DIREITO GV) esclarece que sempre apresentou um índice de aprovação no Exame da ordem acima de 90%, considerando as aprovações por turmas de alunos formados.

Do total de alunos que se formaram em 2009, 91% foram aprovados pelo Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Esse índice vai a 98% entre os alunos formados em 2010.

Os dados a respeito dos alunos com previsão para se formarem em 2011 indicam que 42% já foram aprovados nos exames 2010.3 e 2011.1 (resultados divulgados em julho e setembro de 2011). Lembrando, ainda, que o restante da turma pode prestar dois exames até a formatura.

Reiteramos que não é possível falar em um índice consistente que apresente o real desempenho de uma turma e, consequentemente, o sucesso de uma instituição frente a um exame, com informações fracionadas e apresentadas antes da conclusão de uma respectiva turma de formandos.

“Diante dessas informações, lamentamos a divulgação realizada no dia 23 de setembro, em caráter de exclusividade, de resultados ainda não oficiais em relação ao último exame. Causa-nos muita estranheza que informações de um exame que dialoga com o sistema educacional e avalia a formação de advogados não seja acessível às instituições de ensino, que devem zelar pela qualidade da formação de seus alunos. A apresentação dos dados divulgados, tal como foi feita, não permite avaliar se as escolas foram realmente bem ou mal.”, afirma Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO GV.

__________

Unisal - Lorena/SP

Segundo a informação veiculada na mídia a aprovação do DIREITO UNISAL (www.direitounisal.com.br) no último Exame da OAB (2011.1) foi muito abaixo de todos os resultados já obtidos por nossos alunos. A mesma estranheza apareceu no resultado divulgado no Exame 2010.3. Sendo que nosso curso é premiado nas 3 Edições do Selo OAB Recomenda, portadora de 4 Estrelas no Guia do Estudante da Editora Abril e, por tudo isso, assustou-se com a publicação feita pela mídia nos últimos dias.

No levantamento realizado internamente, entre os alunos formados em 2010 já atingimos a aprovação de praticamente 60% dos ex-alunos. E, quanto aos atuais alunos, nosso curso já aprovou quase 30% dos seus alunos de último ano (atual 10º semestre), o que por si só já representa o dobro da média nacional divulgada no último exame, sendo que tais alunos do 10º semestre ainda poderão prestar os próximos dois exames (2011.2 e 2011.3), o que só aumentará o índice.

Sendo assim, reconhecemos que a publicação de rankings é positiva, mas exige muita cautela e transparência absoluta no modo como a informação foi construída, evitando que, como bem disse o Diretor da GV, dados fracionados possam arranhar bons resultados alcançados pelas instituições sérias e comprometidas com o ensino jurídico, como é o caso do DIREITO UNISAL.

__________
_______

Leia mais - Amanhecida

_______

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

PEC que limita supersalários de servidores é aprovada pelo Congresso

20/12/2024

Carro com ministro do TST e família cai de ponte e capota em Goiás

22/12/2024

TRF-1: Técnico previdenciário pode ter OAB se impedido contra Fazenda

20/12/2024

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

20/12/2024

STJ anula Júri por falta de quesito obrigatório sem registro em ata

22/12/2024

Artigos Mais Lidos

Planejamento sucessório e holding patrimonial: Cláusulas restritivas societárias

20/12/2024

Decisão importante do TST sobre a responsabilidade de sócios em S.A. de capital fechado

20/12/2024

As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025

20/12/2024

O futuro dos contratos: A tecnologia blockchain e o potencial dos smart contracts no Brasil

20/12/2024

A sua empresa monitora todos os gatilhos e lança as informações dos processos trabalhistas no eSocial?

20/12/2024