Sorteio de obra
A presente obra é da prática docente e das lições que o Direito Romano nos legou. A reflexão crítica faz parte do espírito de todo e qualquer operador do Direito, razão pela qual a partir da associação destes fatores a obra surgiu naturalmente.
As ponderações que o leitor encontrará no decorrer deste livro refletem a busca por uma moderna interpretação aliada à releitura de institutos obrigacionais que já contam com séculos ou milênios.
Por intermédio de uma linguagem simplista, sem desbordar do conteúdo técnico, se buscou transmitir uma mensagem atual e ao mesmo tempo voltada para o desenvolvimento das relações de Direito Privado.
Por se estabelecer como premissa que a Teoria Geral das Obrigações ocupa uma inegável importância no cenário jurídico, eis que não se pode pensar em uma sociedade organizada e regida pelo Direito sem um desenvolvido conjunto de regras de cunho obrigacional, se buscou elaborar uma obra que atendesse a necessidade do operador do Direito no que tange à interpretação e aplicabilidade prática dos institutos desta seara.
Como toda e qualquer modalidade contratual está imbuída de regras e princípios constantes da Teoria Geral das Obrigações, é justamente por isto que na mesma esteira que cada contrato típico ou atípico apresenta os efeitos jurídicos que lhe são peculiares, estes também são marcados por aspectos, modalidades e conteúdos obrigacionais bastante característicos.
Isto define, em breves linhas, a importância da matéria obrigacional na atualidade, pois o trânsito jurídico, cada vez maior nas sociedades modernas, exige instrumentos eficazes para instruir estas relações.
Sobre o autor :
Adauto de Almeida Tomaszewski é graduado em Direito pela UEL. Mestre em Direito Negocial pela UEL e doutor em Direito pela PUC/SP. É professor associado da UEL, da PUC/Paraná e da UNIPAR. Advogado.
______________
_________________Sueli Pereira Rodrigues, assistente jurídica da Embalatec, de Itapecerica da Serra/SP
______________