Lançamento
Coquetel marca o lançamento de 27 livros, revistas e cadernos organizados pela Escola em 2010 e início de 2011
Hoje, a Direito GV realiza o coquetel de lançamento de toda a produção acadêmica e editorial da Escola durante 2010 e início de 2011, a Série GVlaw. Daniel Monteiro Peixoto, Tiago Espellet Dockhorn, Thais de Barros Meira e Daniel Szyfman, advogados do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados também participaram da coleção jurídica. O evento será na Livraria Saraiva do Shopping Paulista (rua 13 de maio, 1.947, SP), das 19h30 às 22h.
Serão lançados os novos volumes da Série GVlaw, resultado de pesquisa e ensino desenvolvidos pelos professores e pesquisadores do GVlaw - programa de educação continuada da DIREITO GV. Serão 9 novos títulos: "Advocacia e Lavagem de Dinheiro", escrito pelo professor Rodrigo Sanchez Ríos; "Direito Econômico Regulatorio", coordenado por Mario Gomes Schapiro; "Empresas Familiares: Governança familiar, governança corporativa, governança jurídica" sob organização de Roberta Nioac Prado; "Estratégias processuais na advocacia empresarial", organizado pelos professores Carlos A. Carmona e Sidnei Amendoeira Junior; "Tributação do setor comercial", organizado por Eurico Marcos Diniz de Santi, Gustavo da Silva Amaral e Vanessa Rahal Canado; "Finanças aplicadas ao Direito", coordenado pelo professor Diego Barreto; "Tributação do mercado financiero, de capitais e dos investimentos internacionais", coordenado por Eurico Marcos Diniz de Santi e Vanessa Rahal Canado; "Barreiras para resolução de conflitos", coordenado por Kenneth J. Arrow, Robert M. Mnookin, Lee Ross, Amos Tversky, Robert B. Wilson e Yann Duzert; e "Reorganizações empresariais: aspectos societários e tributários", organizado por Roberta Nioac Prado e Daniel Monteiro Peixoto.
O número total de obras editadas pela Série GVlaw passou, do final de 2007 para maio de 2011, de 9 para 33 títulos. Segundo Andrea Zanetti, coordenadora de publicações do GVlaw,"os livros da Série GVlaw foram produzidos a partir dos cursos, o que garante um conteúdo atualizado e bem selecionado. A forma de abordagem dos temas, ancorada em pesquisa jurídica criteriosa, permite que os livros adquiram independência em relação aos programas."
Direito, Desenvolvimento e Justiça
Pela série Direito, Desenvolvimento e Justiça, 9 novos títulos chegam ao mercado. Entre eles, 5 monografias: "Carl Schmidt e a fundamentação do Direito", por Ronaldo Porto Macedo Jr.; "COFINS: Aspectos teóricos e Práticos", por Vanessa Rahal Canado, "Direitos fundamentais, separação de poderes e deliberação", por Conrado Hübner Mendes; "Direito e crédito no Brasil", por Emerson Ribeiro Fabiani; e "O Estado e o Direito depois da crise", por José Eduardo Faria.
As demais obras são de autoria coletiva: "Direito e Interpretação: racionalidade e instituições", por Ronaldo Porto Macedo Jr.; "Estado de Direito e o desafio do desenvolvimento", por Dimitri Dimoulis e Oscar Vilhena; "A Justificação do formalismo jurídico: textos em debate" e "Fragmentos para um dicionário crítico de direito e desenvolvimento", ambos coordenados por José Rodrigo Rodriguez.
Outros lançamentos
O coquetel também marcará o lançamento do livro "Direito dos Negócios em debate", coordenado por Andrea Zanetti e Marina Ferfebaum; dos volumes 11 e 12 da Revista DIREITO GV e também dos Cadernos Direito GV, números 33 a 38, que tratam, respectivamente dos seguintes temas:
- "Pesquisa em debate: a aplicação da lei de crimes contra o sistema financeiro pelos tribunais brasileiros", pelo Núcleo de Estudos sobre o Crime e a Pena da DIREITO GV;
- "Para onde vai a arbitragem no Brasil?", por Camila Villard Durán ;
- "Formalismo, dogmática jurídica e estado de direito: um debate sobre o direito contemporâneo a partir da obra de Tércio Sampaio Ferraz Jr.", coordenado por José Rodrigo Rodriguez, Carlos Eduardo Batalha da Silva e Costa e Samuel Rodrigues Barbosa;
- "Cândido Rangel Dinamarco e a instrumentalidade do processo (uma entrevista)", por Daniela Monteiro Gabbay, José Rodrigo Rodriguez, Luis Guilherme Aidar Bondioli, Paulo Eduardo Alves da Silva e Rafael Francisco Alves;
- "Avaliação e métodos de ensino em direito", por José Garcez Ghirardi;
- "Insider Trading: dados e reflexões", por Viviane Müller Prado.
______________