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Noite de autógrafos – Comunicação publicitária em tempos de globalização

Eloá Muniz

16/6/2005

 

Noite de autógrafos

 

 

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Desafios impostos pela globalização à comunicação

 

Como o mercado publicitário está se adaptando às transformações provocadas pela globalização? Como as empresas nacionais planejam ingressar no mercado global? Que estratégias estão adotando para vender seus produtos? As respostas para essas perguntas e muitas outras podem ser encontradas no livro Comunicação publicitária em tempos de globalização, lançado pela Editora da ULBRA. A partir da apresentação de um estudo de caso, a autora, Eloá Muniz, conduz o leitor a uma reflexão sobre as mudanças ocorridas no processo de produção d significação e de sentidos do texto publicitário, No entanto, a complexidade exigida pela proposta torna-se envolvente diante da simplicidade e fluência de linguagens usadas, mescladas a doses de bom humor.

 

Em busca do objetivo de estimular o consumo diário, a comunicação publicitária ultrapassa os limites formais dos espaços que lhe são destinados, assumindo a feição do merchandising onipresente na produção midiática. Ela passa a adotar estratégicas e táticas que atendam preferencialmente aos mercados interno e externo, em constante mutação no contexto transnacional em áreas relacionadas ao social, à economia, política e cultura.

 

Ao utilizar como objeto de estudo a campanha publicitária veiculada pela Fórum durante o ano de 1995, a obra mostra como a iniciativa ousada de empregar uma estratégia  de reafirmação do “exótico”, de  reiteração da diferença, obteve sucesso em meio ao conflito do discurso publicitário entre o local e o global par a conquista de públicos. Duas etapas essenciais usadas para manter a preferência dos consumidores pela marca e pelo produto, e promover o lançamento da coleção no momento em que a empresa pretendia ingressar no mercado norte-americano, são apontadas no livro. A primeira, de vocação teórica, procura as características do composto de marketing em tempo de globalização e a função da comunicação publicitária. A segunda analisa  o catálogo da campanha e quatro anúncios publicitários veiculados na época nas revistas de moda do país. “A pesquisa de Eloá também obteve êxito, uma vez que desvela a utilização de novas soluções estratégicas no campo da publicidade e do marketing diante do inevitável: a globalização da economia” lembra a professora Elizabeth Bastos Duarte, ao assinar a apresentação da obra.

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