Migalhas Quentes

TJ/SP tem novo desembargador

Ontem, 28, foi realizada, no Salão do Júri do Palácio da Justiça, a cerimônia de posse do mais novo desembargador do TJ/SP, Ronaldo Sérgio Moreira da Silva. O desembargador Roberto Mário Mortari, orador em nome do Tribunal, deu as boas-vindas ao empossado e ressaltou que ele cumpriu com brilhantismo sua missão na 1ª e 2ª instâncias da Justiça.

29/4/2011

Posse

TJ/SP tem novo desembargador

Ontem, 28, foi realizada, no Salão do Júri do Palácio da Justiça, a cerimônia de posse do mais novo desembargador do TJ/SP, Ronaldo Sérgio Moreira da Silva. O desembargador Roberto Mário Mortari, orador em nome do Tribunal, deu as boas-vindas ao empossado e ressaltou que ele cumpriu com brilhantismo sua missão na 1ª e 2ª instâncias da Justiça.

"Sempre procurou trazer para o ambiente forense as inovações tecnológicas", enfatizou o desembargador Mortari. Ele lembrou, entre outras iniciativas, que o novo integrante da Corte ajudou a implantar o sistema de audiências por videoconferência, enquanto atuava no Fórum Criminal da Barra Funda. Segundo o desembargador, Ronaldo Sérgio Moreira da Silva assim o diz: "se os avanços tecnológicos não forem utilizados pelo homem, para que servirão?".

Em seu discurso, o novo desembargador ressaltou que provém de uma família dedicada à Justiça. "Meu saudoso pai, Israel Moreira da Silva, foi servidor deste Egrégio Tribunal de Justiça por mais de 30 anos, exercendo as funções de oficial de Justiça". O tio, serventuário, passou por Nova Granada, Olímpia, Santos e São Bernardo do Campo. Com eles, aprendeu termos como penhora e citação. Já estava se familiarizando com a linguagem técnica do Direito. Ele falou também sobre sua trajetória, iniciada em 1974 como auxiliar no 4° Cartório de Notas e Ofício de Justiça da comarca de São Bernardo do Campo. Não deixou de lembrar os nomes dos servidores que o auxiliaram na longa jornada. Como juiz substituto em 2º grau, Moreira da Silva realça que aprendeu a "refletir sobre os valores e conceitos jurídicos". O desembargador afirmou que "continuará a cumprir o compromisso de aplicar a lei e a Constituição". "Ser juiz para mim sempre foi um ideal. O ideal de fazer Justiça".

Ele demonstrou orgulho por ser nomeado desembargador em seu Estado de origem. "O mais importante é que alcanço essa láurea no Tribunal de Justiça do meu Estado, São Paulo". Ronaldo Sérgio Moreira da Silva agradeceu à dedicação e aos incentivos recebidos de sua família. Duas coincidências marcam as datas na carreira do novo desembargador: 7/3/83, quando ingressou na magistratura, era aniversário do pai; 7/4/11, quando teve sua promoção publicada, aniversário da mãe.

Ao encerrar a solenidade, o vice-presidente, desembargador José Santana, lembrou que os 28 anos de carreira de Ronaldo Sérgio Moreira da Silva trazem ao Tribunal experiência inestimável. "Nesse novo cargo desejo o mesmo sucesso de quando judicando em primeiro grau", disse o desembargador, que representou o presidente do TJ, desembargador, José Roberto Bedran.


Discurso de posse

À solenidade também estiveram presentes o desembargador Maurício da Costa Carvalho Vidigal, corregedor-geral da Justiça; o desembargador Walter de Almeida Guilherme, presidente do TRE do Estado de SP; Eloisa de Souza Arruda, a secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, representando o governador; o desembargador Luis Antonio Ganzerla, presidente da seção de Direito Público; Francisco Stella Júnior, subprocurador-geral de Justiça de Relações Externas do Estado de São Paulo, representando o procurador-geral de Justiça; a procuradora do Estado Maria Lia Pinto Porto Corona, chefe da Procuradoria Fiscal, representando o procurador-geral do Estado; o desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, presidente da Associação Paulista de Magistrados; o desembargador Sebastião Luiz Amorim, representando o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; a desembargadora Zélia Maria Antunes Alves, presidente do Conselho Consultivo, Orientador e Fiscal da Associação Paulista de Magistrados; Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, a conselheira Federal e diretora adjunta da OAB/SP, representando o presidente; o poeta Paulo Bomfim, decano da Academia Paulista de Letras; desembargadores, magistrados, procuradores e promotores de Justiça, advogados, funcionários, familiares e amigos do empossado.

Currículo

Ronaldo Sérgio Moreira da Silva nasceu em abril de 1956, na cidade de São Paulo. Em 1979, formou-se pela faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e em 1983 ingressou na magistratura. Ao ingressar, foi nomeado juiz substituto na 14ª Circunscrição Judiciária com sede em Barretos e promovido para o Foro Distrital de Colina em 1984. Em 1985 atuou no Foro Distrital de Votorantim, comarca de Sorocaba e foi promovido para 5ª vara Criminal da comarca de Santo André em 1988. Promovido a juiz de Direito de entrância especial, atuou na 7ª vara Criminal Central de São Paulo em 1997 e foi removido para o cargo de juiz substituto em 2° grau, em 9 de junho de 2005.

____________

___________
______

Foto : TJ/SP
______
___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Leonardo Sica é eleito presidente da OAB/SP

21/11/2024

Justiça exige procuração com firma reconhecida em ação contra banco

21/11/2024

Câmara aprova projeto que limita penhora sobre bens de devedores

21/11/2024

Suzane Richthofen é reprovada em concurso de escrevente do TJ/SP

23/11/2024

Ex-funcionária pode anexar fotos internas em processo trabalhista

21/11/2024

Artigos Mais Lidos

A insegurança jurídica provocada pelo julgamento do Tema 1.079 - STJ

22/11/2024

Penhora de valores: O que está em jogo no julgamento do STJ sobre o Tema 1.285?

22/11/2024

ITBI - Divórcio - Não incidência em partilha não onerosa - TJ/SP e PLP 06/23

22/11/2024

Reflexões sobre a teoria da perda de uma chance

22/11/2024

STJ decide pela cobertura de bombas de insulina por planos de saúde

22/11/2024