Sorteio de obra
"A segurança jurídica tem sido uma preocupação constante para os que se dedicam ao estudo do Direito.
Dar ao cidadão a certeza do que lhe é assegurado em lei e ao intérprete uma norma com a flexibilidade necessária para revelar a Justiça do caso concreto, constitui-se no objetivo sempre procurado, quando se pensa em um sistema jurídico ideal.
Sempre é promissora a dedicação de novos talentos, ao estudo de temas que ao longo do tempo vêm desafiando a inteligência dos que se dedicam à análise das questões jurídicas.
(...)
É importante compreender que o desejo de sentir-se seguro em um Estado Democrático de Direito, especialmente nas tensas relações de tributação, é uma unanimidade e ainda mais no Brasil, onde há ausência de sentimento de contraprestação estatal comparada à imensa carga tributária.
O Livro Direito Tributário e Segurança Jurídica demonstra que não basta à sociedade a positivação de um Direito Seguro. Após a incidência automática das normas (ficção ideal), há o ato humano de percepção e aplicação normativa, com a inerente instabilidade da efemeridade de posições (mundo real).
Em um interessante exercício de testes de incidência, o trabalho demonstra esta situação (ciência na prática), em três grandes cases tributários envolvendo insegurança jurídica.
Aí está uma obra centrada em premissas científicas, com o objetivo de possibilitar ao leitor a compreensão do fenômeno da percepção de incidência, como caminho de zelo à Segurança Jurídica em Direito Tributário." Alcindo Gomes Bittencourt, advogado
Sobre o autor :
Luiz Henrique Cóser é sócio da banca Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial. Advogado tributarista em Porto Alegre/RS, com atuação em nível nacional e clientes em sua maioria empresas de médio e grande porte. É especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET e em Direito Tributário, Econômico e Financeiro pela UFRGS.
______________
Nelson Gilmar Tavelin Filho, advogado do Banco Safra S.A., de São Paulo/SP;
Bianca Rodrigues Silva, estagiária da T-Systems do Brasil Ltda., de Arujá/SP; e
Odacir A. L. Ferraz, de Lucas do Rio Verde/MT.
_________________