Mudança
Aurum Software estabelece marcas e atualiza identidade visual
Diversas empresas passam por uma experiência similar: a marca de seu produto torna-se tão forte na cabeça do consumidor que a marca institucional é substituída ou até esquecida. No caso da Aurum Software - Themis, desenvolvedora de software jurídico com mais de 17 anos de atuação, a empresa passou a ser conhecida pela marca do seu principal produto.
O desafio
Devido à popularidade da marca de seu principal produto, a empresa passou a ser chamada no mercado por Themis. "Quando entravamos em contato com os clientes, era mais fácil falar que éramos do Themis do que da Aurum Software", comenta Juliana Favorin, coordenadora comercial, "e os próprios colaboradores passaram a apresentar-se como da empresa Themis". O problema de descaracterização de identidade da empresa estendeu-se para o site e demais materiais da empresa.
A solução
Em 2010 a empresa resolveu dar um basta no problema. Após realizar uma pesquisa de mercado, a empresa identificou a importância de trabalhar a marca institucional e de produtos separadamente. "Trabalhar ambas as marcas exigirá maiores esforços no início, mas possibilitará melhores estratégias de marketing futuramente", explica Ricardo Corrêa, responsável pelo departamento de marketing da Aurum Software.
Para distinguir e fortalecer a marca institucional, sem que a marca do produto perdesse sua força, o primeiro passo foi investir na criação e divulgação de materiais institucionais para trabalhar a marca Aurum Software. Em seguida, a marca Themis passou por uma evolução visual que aproximou sua identidade à marca institucional e recebeu a assinatura "by Aurum Software" para salientar o vínculo do produto à empresa.
Nova identidade visual
O logotipo da Aurum Software passou por uma pequena evolução, mas os elementos como tipografia, cores e símbolos foram mantidos e serviram como base para a reconstrução do logotipo Themis.
A marca Themis tornou-se guarda-chuva dos produtos da empresa. Foram criados logotipos individuais para cada produto, seguindo a mesma identidade visual. Os ícones dos logotipos de produtos são blocos encaixáveis que, juntos, formam o logotipo da marca principal.
"Todos os materiais de identidade visual da empresa foram atualizados", explica Ricardo, "e temos um projeto de um novo site em andamento". Ele salienta a importância das mudanças nos produtos serem aplicadas gradativamente para impactarem positivamente nos clientes.
Para conhecer mais sobre a nova identidade visual da Aurum Software, acesse o Manual de Identidade Visual da empresa - clique aqui.
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