Migalhas Quentes

Lançamento – A Reinvenção da Advocacia

A Advocacia brasileira foi

31/5/2005

 

Lançamento

 

A Reinvenção da Advocacia

Local: Fenalaw – São Paulo/SP – Shopping Frei Caneca Stand da Selem, Bertozzi & Consultores Associados (Q1 e Q2).

Data: 15/6/2005

Horário: a partir das 18h30

Livro inédito busca novos caminhos para reinventar a advocacia

 

A Advocacia brasileira foi, e continua sendo, profundamente modificada desde a Década de 1990. A tecnologia e a Globalização permitiram uma avassaladora alteração na forma de se prestar o serviço jurídico. Um crescimento significativo foi sentido, tanto no aumento real das demandas jurídicas e na conscientização da população quanto aos seus direitos, como na expansão geográfica das grandes corporações e no volume de profissionais anualmente despejados no mercado.

 

Todos esses fatores têm impactado violentamente no cotidiano dos operadores do Direito, dos escritórios, bancas e sociedades de advogados dos quatro cantos do país, trazendo alta complexidade em como lidar com tantas mudanças.

 

Em virtude disso, surge uma obra que pretende servir como uma espécie de bússola para direcionar e organizar os escritórios de advocacia modernos. Trata-se do livro A REINVENÇÃO DA ADVOCACIA, de autoria de Lara Selem e Rodrigo Bertozzi.

 

O livro aborda temas inovadores como: gestão estratégica, as novas leis do Marketing Jurídico, como inovar e diferenciar-se da concorrência, o poder das Alianças & Fusões, implementação de Grupos de Estudos Avançados, dicas de Assessoria de Imprensa, processo de decisão do cliente, composição dos honorários, excelência no atendimento ao cliente, benchmarking jurídico, e tantos outros. O livro ainda apresenta um inédito dossiê especial para os pequenos escritórios, contribuindo assim para elevar o nível da gestão da advocacia em todos os portes de sociedades de advogados.

 

Mas, por que tudo isso? Porque em algum momento dos últimos quinze anos, a Advocacia romântica foi implacavelmente substituída pela Advocacia de resultados. Na opinião de Lara Selem, “o escritório deve compreender-se como uma empresa, com um projeto de longo prazo, visando preservar a sua existência”.

 

Nesse ambiente crítico e inseguro, observa-se que muitos escritórios de Advocacia, especialmente os de menor porte, ainda não praticam o planejamento de suas atividades com vistas a aproveitar as demandas e neutralizar as ameaças, nem criam no ambiente interno uma mentalidade mais aberta a responder às mudanças, sejam elas de que natureza forem.

 

Para Rodrigo Bertozzi, “mesmo em um cenário complexo, ainda existe espaço no mercado jurídico para a construção de nomes relevantes. Ao desenvolver uma visão futura, estamos modificando o presente e recontando o passado”. Esta é a visão que o livro tem a oferecer.

 

O objetivo deste livro, segundo Selem, é propor soluções práticas aos desafios impostos pelos novos tempos, rompendo com os métodos tradicionais e construindo uma visão realista do mercado da Advocacia brasileira. Para isso, continua a autora, apresentamos o que há de mais moderno em termos de ferramentas de gestão estratégica e marketing jurídico.

 

De acordo com Bertozzi, as ferramentas do marketing jurídico ético, a marca pessoal e corporativa pode ser consolidada, formando, assim, gestão e comunicação, as poderosas forças para a condução da reinvenção da Advocacia.

 

Sobre os autores:

 

Lara Selem: advogada, consultora em Gestão Jurídica, autora dos livros “Estratégia na Advocacia” (Juruá, 2003) e “Gestão Judiciária Estratégica” (Esmarn, 2004), sócia da Selem, Bertozzi & Consultores Associados, especialista em Gestão de Serviços Jurídicos (FGV, SP), MBA Executivo (BW College, EUA).

 

 

 

 

Rodrigo Bertozzi: consultor em Gestão Jurídica, autor dos livros “Marketing Jurídico” (Juruá, 2003) e “Revolution Marketing Place” (Juruá, 2002), especialista em Comunicação Jurídica Ética, sócio da Selem, Bertozzi Consultores & Associados, Administrador, e MBA em Marketing.

 

 

 

 

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Alguns depoimentos sobre a obra:

 

“A advocacia (em especial a empresarial) já não é mais a mesma de outrora e em grande parte o romantismo que envolvia a profissão ficou pelo caminho... Não devemos trair os nossos ideais e valores, nem perder a paixão, mas advogar tornou-se muitíssimo mais complexo. Respeitados os limites da legislação e da Ordem dos Advogados, é fundamental a gestão que envolva estratégia, controles financeiros, excelência em recursos humanos, tecnologia/informática, marketing e tantos outros conceitos e práticas... É a nova advocacia!!” Leonardo Barém Leite, sócio de Demarest  e Almeida Advogados.

 

“O que fazer quando a organização chamada Escritório de Advocacia adquire tal complexidade que surge a necessidade da adoção sistemática de técnicas gerenciais, não necessariamente conhecidas pelo advogado-empresário? Lara Selem e Rodrigo Bertozzi, de maneira criativa, moderna e didática, instigam o leitor com propostas que, se adotadas, o levarão a aprimoramentos de gestão certamente há muito tempo desejados.” Carlos A. Bitinas, Professor do GVLaw/EDESP/FGV e Sócio-Diretor da Direction Talent Search.

 

“A advocacia não é nada, atualmente, sem estratégia. Não somente na parte técnica, nos trabalhos desenvolvidos pelo advogado, mas também no que diz respeito à gestão planejada do escritório. O advogado, de forma planejada, assume uma posição diferenciada em relação ao mercado, seus clientes, e em relação ao seu próprio trabalho. É como em um jogo de xadrez. Sem preparo, o jogador pode até jogar, mas quase nunca irá ganhar, ou se ganhar, será por sorte. Com o preparo, que é a estratégia, as decisões são mais racionais e estruturadas. Lara Selem e Rodrigo Bertozzi estimulam a mudança dos padrões estabelecidos nas sociedades de advogados, apresentando ferramentas estratégicas que constituem uma ruptura definitiva na Advocacia.” André Elali, advogado tributarista, sócio da André Elali Advogados

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