Migalhas Quentes

OAB/PE ganha Comissão de Direito Securitário

25/1/2011

Nova Comissão

OAB/PE ganha Comissão de Direito Securitário

O presidente da OAB/PE, Henrique Mariano, assinou, no início do mês, a portaria nº 1/2011 que instituiu a nova Comissão de Direito Securitário da entidade. A Comissão tem por objetivo desenvolver estudos técnicos, debates e seminários relativos ao Direito Securitário, com vistas ao seu aperfeiçoamento e divulgação junto aos advogados pernambucanos. A nova comissão será presidida pelo advogado Carlos Antônio Harten Filho, tendo como vice-presidente Tânia Vainsencher e como membros Alexandre Augusto Santos de Vasconcelos e Frida Gandelsman Azoubel.

A portaria que cria a nova Comissão ressalta a importância da mesma, uma vez que o setor de seguros vem se desenvolvendo significativamente no país, registrando taxas de crescimento, inclusive, maiores que as do PIB. No entanto, de acordo com o presidente da OAB/PE, este crescimento não tem sido suficiente para que o contrato de seguro seja tido como um instrumento econômico de fácil compreensão e isento de conflitos. "O resultado é que tem aumentado, cada vez mais, o número de demandas judiciais que debatem os diversos ramos do seguro nos tribunais", ressalta Henrique Mariano em sua portaria.

Por fim, ele conclui explicando que o "Direito Securitário é um ramo relativamente novo, sendo, portanto, importante, o seu aperfeiçoamento doutrinário e jurisprudencial". A nova Comissão já agendou reuniões para planejar as ações deste ano.

________________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024