Migalhas Quentes

CNMP disponibiliza tabelas unificadas

Já estão disponíveis para acesso, via site do CNMP, as tabelas unificadas de assuntos, classes e movimentação processual para o MP, além do manual da taxonomia do MP brasileiro e a resolução que tornou a adoção das tabelas obrigatória. As tabelas em formato Excel podem ser obtidas por meio de download de arquivo compactado. O manual foi publicado em PDF. Também está disponível link para o sistema público de consulta às tabelas, em forma de árvore, que se encontra hospedado no sítio do MP/RO, unidade que coordenou o trabalho de elaboração da tabelas e do manual.

14/1/2011

Taxonomia

CNMP disponibiliza tabelas unificadas

Já estão disponíveis para acesso as tabelas unificadas de assuntos, classes e movimentação processual para o MP, além do manual da taxonomia do MP brasileiro e a resolução que tornou a adoção das tabelas obrigatória (clique aqui). O manual também já foi publicado (clique aqui). Também está disponível link para o sistema público de consulta às tabelas (clique aqui), que se encontra hospedado no sítio do MP/RO, unidade que coordenou o trabalho de elaboração da tabelas e do manual. As tabelas em formato Excel podem ser obtidas por meio de download de arquivo compactado (clique aqui).

O objetivo das tabelas unificadas é padronizar e uniformizar a taxonomia e a terminologia de classes, assuntos e movimentação processual judicial ou extrajudicial em todas as unidades do MP brasileiro. Elas foram desenvolvidas pelos Conselhos Nacionais de Procuradores-Gerais (CNPG) e dos Corregedores-Gerais do Ministério Público (CNCG), em comissão mista presidida pelo procurador-geral de Justiça do Estado de Rondônia, Ivanildo de Oliveira, e sob a coordenação do corregedor-geral de Justiça do MP/RO, Airton Pedro Marin Filho. A comissão teve a participação de membros do MP de todo o país.

Em dezembro de 2010, resolução aprovada pelo plenário do CNMP tornou obrigatória a adoção das tabelas unificadas para todo o MP brasileiro – o que inclui os MPs Estaduais e os quatro ramos do Ministério Público da União (os MPs Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal). As unidades terão até dezembro de 2011 para adequar seus sistemas internos e implantar a nova terminologia. O trabalho teve a participação do CNJ e as tabelas são compatíveis com as adotadas pelo Poder Judiciário, o que permitirá, a médio prazo, a adoção de terminologia única para a alimentação dos sistemas processuais.

Segundo as conselheiras Taís Ferraz e Cláudia Chagas, autoras da resolução sobre a taxonomia, a implantação das tabelas taxonômicas "contribuirá amplamente para a mensuração das atividades desenvolvidas pelo Ministério Público, fornecendo padrões de comparação e de coleta de dados processuais e extraprocessuais, o que, de um lado, favorece o incremento da transparência e da publicidade das ações do MP perante a sociedade, e de outro, fornece elementos para a análise interna da Instituição, contribuindo, assim, para conferir maior consistência e efetividade ao planejamento e à gestão estratégica do MP".

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Saiba quem foi Eunice Paiva, advogada interpretada por Fernanda Torres

6/1/2025

STF invalida lei que obriga bancos a fazer prova de vida do INSS

5/1/2025

Juíza multa cliente por má-fé que contestou seguro prestamista legítimo

4/1/2025

AGU nomeia 100 aprovados em concurso para advocacia pública Federal

5/1/2025

Empresa indenizará por dispensa abusiva de funcionário depressivo

6/1/2025

Artigos Mais Lidos

A lei 15.040/24 (marco legal dos seguros) e a prescrição

6/1/2025

Afinal, é possível conseguir a aposentadoria por obesidade?

4/1/2025

Concurso público: O problema da prova objetiva e a Justiça como solução

6/1/2025

A inclusão da terceira idade no mercado de trabalho: Uma análise jurídica e social

6/1/2025

Imóvel como garantia: O que muda com a nova regulamentação do CMN?

5/1/2025