Municípios
Senado aprova emenda constitucional sobre Ilhas Costeiras
O Senado Federal aprovou, em 26/4, a proposta de Emenda Constitucional que modifica o inciso IV do artigo 20 da Constituição Federal para que as ilhas costeiras, sedes de municípios, não sejam mais consideradas patrimônio da União. A EC ainda aguarda promulgação no Congresso Nacional.
Ribeiro ressalta que essa situação estimula a ocupação do solo de forma desordenada, sem o respeito às normas urbanísticas e ambientais, impedindo investimentos no setor imobiliário e turístico. “Além disso”, adverte ele, “facilita a instauração de conflitos de posse, com o uso da violência e o ajuizamento de milhares de demandas.”
Com a aprovação da emenda, completa Ribeiro, fica aberta a possibilidade de titulação dessas áreas, bem como a implantação de diversos empreendimentos benéficos à sociedade local. “Muitas dessas localidades poderão virar a página dos conflitos fundiários e do registro precário de suas propriedades e terem a oportunidade de acessar o desenvolvimento local ecologicamente equilibrado.”
_________
Fonte: Edição nº 152 do Litteraexpress - Boletim informativo eletrônico da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia.
________