Migalhas Quentes

Resultado do sorteio da obra "Marcas e Propriedade Industrial – Uma Visão Multidisciplinar"

Confira quem são os três sortudos que ganharam o livro "Marcas e Propriedade Industrial – Uma Visão Multidisciplinar" (e+a – 154p.), organizado por Viviane Mattos Nielsen.

25/11/2010


Sorteio de obra

O livro "Marcas e Propriedade Industrial – Uma Visão Multidisciplinar" (e+a – 154p.), organizado por Viviane Mattos Nielsen, e prefaciado por Denis Borges Barbosa, reúne oito artigos inéditos sobre marcas, escritos por diferentes autores que estudam o tema e trabalham ou já trabalharam com análise de registro de marcas.

"O livro Marcas e Propriedade Industrial – Uma Visão Multidisciplinar surpreende e apresenta-se como obra acessível a estudantes, universitários, especialistas e interessados no tema. Não é para menos – o Brasil é um dos cinco países com maior número de pedidos de marcas do mundo. O assunto, dia após dia, ganha cada vez mais espaço em instituições, empresas, universidades, no governo e na imprensa.

Pela primeira vez, oito analistas de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) expõem, em artigos dinâmicos e sintetizados, diferentes visões. A obra revela que o escritor Machado de Assis foi especializado em marcas e patentes, no século XIX, quando a matéria começava a se desenvolver no país. Menciona também a força das marcas junto aos consumidores, tornando-se objeto de desejo coletivo, incluindo valores psicológicos e emocionais. A questão marcaria é relacionada a ciência, tecnologia e inovação.

Há um estudo sobre o uso de marcas pelas empresas, por localização, porte e setores, visando a identificar o perfil do empresariado brasileiro. Marcas como gerenciamento estratégico, em nível industrial e comercial, como meio de atrair e fidelizar clientes e tornar produtos e serviços inconfundíveis. E vai além: a obra discute os diferentes tipos de marcas, a legislação brasileira sobre propriedade industrial e a comparação desta com a lei francesa.

Enfim, partindo de um tema de importância capital para o desenvolvimento dos países, os autores de Marcas e Propriedade Industrial – Uma Visão Multidisciplinar fazem a diferença e inovam na discussão de conteúdo e na difusão do assunto para leitores de idades e formações diversas."

Sobre a organizadora :

Viviane Mattos Nielsen é analista de marcas do INPI, mestre em Direito Internacional e Integração Econômica pela UERJ e diplomada especialista em marcas e desenhos industriais pelo CEIPI — Centre D 'Etudes Internacionales en Propriété Industrielie, localizado em Estrasburgo, França. Teve sua dissertação publicada no livro organizado pelo Dr. Denis Borges Barbosa, intitulado Direito Internacional da propriedade intelectual. Além de examinadora de marcas, participa de dois grupos de estudos no INPI sobre o Protocolo de Madri e Observatório de Tratados Internacionais. Também atua como palestrante em cursos de disseminação da Propriedade Industrial promovidos pelo INPI.

_______________

 Ganhadores :

Juliana Cristina Maximiliano Theodoro, advogada da CSN, de São Paulo/SP

Ronaldo Moreira Machado, de Vitória/ES

Sara Fernandes, assistente jurídico da Vila Romana, de Osasco/SP

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Notícias Mais Lidas

Sancionada lei que altera Código Civil e padroniza atualização monetária e juros

1/7/2024

Magistrado que negou prioridade a gestante já foi censurado pelo CNJ

1/7/2024

Advogado explica nova lei que padroniza índice de juros e correção

1/7/2024

Juíza aumenta pensão de pai no exterior: “paternar à distância é fácil”

1/7/2024

Após avaliar esforço do advogado, TJ/GO fixa honorários de R$ 50 mil em causa milionária

2/7/2024

Artigos Mais Lidos

Imposto sobre ITBI e transferência patrimonial para holdings

1/7/2024

TDAH pode se aposentar pelo INSS?

30/6/2024

Porte de drogas para consumo pessoal e o STF. Um problema antigo e com solução antiga

1/7/2024

A validade do acordo judicial que estabelece o pagamento de honorários advocatícios de sucumbência quando há suspensão de exigibilidade em razão da concessão do benefício da justiça gratuita

30/6/2024

Condomínios e porte de drogas para uso pessoal: O que muda com a mais recente decisão do STF

2/7/2024